Meus Irmãos, na manhã do dia 10 de novembro de 2018, desembarcou no Aeroporto de Brasília, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, e comitiva, sendo recepcionados pelo Sereníssimo Irmão ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA, 33.’., Grande Mestre de Cerimônias do Supremo Conclave do Brasil.
Às 10 horas, no Templo do Grande Oriente do Distrito Federal (piso inferior), onde se reúne o Colendo Alto Colégio Hamilton de Holanda Vasconcelos nº 210, o SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL PARA O RITO BRASILEIRO DE MAÇONS ANTIGOS E ACEITOS, sob.’. a Presidência do Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, realizou as SESSÕES MAGNAS DE RECONHECIMENTO E DE INVESTIDURA DO GRAU 33 – SERVIDOR DA ORDEM, DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro.
Além do Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz destacamos as presenças dos Sereníssimos Irmãos ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º, JOSÉ TERUO MIZUNO 33º e MOACYR JOSÉ DOS REIS 33º, Membros Efetivos do Supremo Conclave do Brasil; do Em.’. Ir.’. LUCAS FRANCISCO GALDEANO, Gr.’. M.’. Distrital do GOB-DF; dos Eminentes Irmãos JOSÉ ROBSON GOUVEIA FREIRE 33º e ANTONIO JOSÉ RIBEIRO 33º, Delegados Litúrgicos do Rito Brasileiro, respectivamente, para o Distrito Federal e para a 1ª Região Litúrgica do Estado de Goiás; Ir.’. WALDERICO DE FONTES LEAL 33º, Delegado Litúrgico do Excelso Conselho Adonhiramita no DF., Em.’. Ir.’. MAURO MAGALHÃES AGUIAR 33º, Egrégio Mestre do Colendo Alto Colégio Hamilton de Holanda Vasconcelos nº 210; e dos EEm.’. IIr.’. JUVENAL ANTUNES PEREIRA 33º e VICENTE ALVES DOS SANTOS 33º, Egrégios Mestres Honorários do Colendo Alto Colégio Hamilton de Holanda Vasconcelos nº 210.
Após o ingresso do Soberano Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, na Câmara de Grau 33, tendo ao seu lado o Sapientíssimo Ir.’. JOSÉ ROBSON GOUVEIA FREIRE 33º, Membro Benemérito do Supremo Conclave do Brasil e Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro no Distrito Federal e demais autoridades, a Câmara de Grau 33 foi composta para a efetivação das magnas cerimônias.
Gr.’. Regente – Sap.’. Ir.’ JOSÉ ROBSON GOUVEIA FREIRE 33º; Gr.’. Orador – Ser.’. Ir.’. MOACYR JOSÉ DOS REIS 33º; Gr.’. Secretário – Em.’. Ir.’. AUGUSTO CESAR PAZ DE LIMA 33º; Gr.’. Tesoureiro – Em.’. Ir.’. BRADEMIR WOLFF DA SILVA 33º; Gr.’. Chanceler – Em.’. Ir.’. INOCENCIO DE JESUS VIEGAS 33º; Gr.’. M.’. Cerimônias – Ser.’. Ir.’. ALEXANDRE DOS SANTOS DA COSTA 33º; Gr.’. Guarda do Templo – Em.’. Ir.’. ALEXANDRE NOGUEIRA MARTINS 33º.
Visão Geral da Câmara de Grau 33, destacando o Altar do Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz, ornado, à direita com o Em.’. Ir.’. Lucas Francisco Galdeano, e à direita, o Em.’. Ir.’. Antônio José Ribeiro 33º
Inicialmente ocorreu a SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO DO GRAU 33, Investido no REAA, que foi Reconhecido e Recepcionado no Rito Brasileiro, dos GGr.’. Inspetores Gerais, Ir.’. MARCOS PEREIRA NORONHA 33º e REGINALDO GUSMÃO DE ALBUQUERQUE 33º.
Autorizado pelo Sob.’. Gr.’. Primaz, o Gr.’. M.’. CCer.’. ingressou com os IIr.’. GGr.’. IInsp.’. Gerais, Grau 33 do REAA, que foram submetidos aos procedimentos ritualísticos para regularização deste sumo Grau do REAA, no Rito Brasileiro.
Os novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, recém regularizados no Grau 33 do Rito Brasileiro, ao lado do Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º. O Em.’. Ir.’. Marcos Pereira Noronha 33º, à direita do Primaz, e o Em.’. Ir.’. Reginaldo Gusmão de Albuquerque, à esquerda dele
Os IIr.’. após terem prestado seu Compromisso, foram reconhecidos e recepcionados no Rito Brasileiro, tornando-se Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, Grau 33 do Rito Brasileiro.
À partir da esquerda, os EEm.’. IIr.’. Mauro Magalhães Aguiar 33º, Lucas Francisco Galdeano (GOB-DF) e Reginaldo Gusmão de Albuquerqur 33º; o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, e os EEm.’. IIr.’. Marcos Pereira Noronha 33º e José Robson Gouveia Freire 33º
Encerrada a Sessão Magna de Regularização, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, abriu os trabalhos da SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO SUMO GRAU 33 , dos Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo: ASTROGILDO ALMEIDA MELO, FRANCISCO ASSIS DE SOUZA, LUZIMAR GOMES PEREIRA DA SILVA, RÉGIO RODRIGUES DA ROCHA e SEBASTIÃO NATALINO VICENTE.
Em seguida foi formado o Grande Conselho da Câmara de Grau 33, constituído pelo Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, pelo Grande Regente, Sap.’. Ir.’. JOSÉ ROBSON GOUVEIA FREIRE 33º e pelo Gr.’. Orador, Ser.’. Ir.’. MOACYR JOSÉ DOS REIS 33º, que submeteu os candidatos às narrativas e procedimentos ritualísticos.
Os Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo, foram admitidos no interior da Câmara de Grau 33, acompanhados do Gr.’. M.’. Cerimônias, quando foram submetidos às narrativas do Grau, V.’. F.’. Q.’. N.’ S.’. A.’. e purificaram suas MM.’..
Os novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Hmanidade, investidos na magna manhã, posando ao lado do Em.’. Ir.’. Mauro Magalhães 33º e do Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio 33º
Quando da Investidura, os novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, foram revestidos com os paramentos do Grau pelos seus padrinhos.
Na foto acima, além dos Irmãos anteriormente nominados, as presenças dos EEm.’. IIr.’. Lucas Francisco Galdeano, Grão Mestre Distrital (GOB-DF) e José Robson Gouveia Freire 33º, Delegado Distrital do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro
Os novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, portadores do Sumo Grau 33 da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, enfim receberam suas credenciais (Diploma, comenda, Ritual e identidade do Supremo Conclave).
Ato contínuo o Primaz convidou aos Irmãos Grau 33 presentes para saudarem os Irmãos Investidos e ao Irmão que teve o Grau 33 reconhecido, gerando um momento de descontração e alegria
Na primeira fila, sentados, os Sereníssimos Irmãos Moacyr Reis 33º e José Mizuno 33º; os EEm.’. IIr.’. Antonio Ribeiro 33º e Francisco Galdeano (GOB-DF); Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio 33º; o Em.’. Ir.’. Robson Gouveia 33º; o Ir.’. Walderico Leal 33º (ECMA), Em.’. Ir.’. Mauro Magalhães 33º (ao lado, de pé) e o Ser.’. Ir.’. Alexandre da Costa 33º
O Sob.’. Gr.’. Primaz após ter feito os agradecimentos pelas presenças de Irmãos e Autoridades Maçônicas prestigiando as magnas cerimônias do Sumo Grau 33 do Rito Brasileiro, encerrou a sessão na forma da sua ritualística e todos os participantes da magna manhã foram comemorar o Ágape servido no Salão de Eventos do Grande Oriente do DF.