No dia 30 de novembro de 2018, no Templo Maçônico onde se reúne o Colendo Alto Colégio LAURO SODRÉ Nº 206, ao Clima de Campinas (SP), o SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL realizou a SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO GRAU 33 – SERVIDOR DA ORDEM, DA PÁTRIA E DA HUMANIDADE, sumo grau da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, do Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo: ADEVALDO PEREIRA DE SOUZA, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS, CLAUDENIR ALVES DA COSTA, CLAUDIO MITELPUNKT, CLAUDINEI NOVELLI, JOSÉ APARECIDO BELIZÁRIO, LUIZ ALBERTO BARBOSA e SIDNEY MARQUES DE OLIVEIRA JUNIOR.
Os Preclaros Irmãos Guardiões do Civismo no interior da Câmara de Grau 33º
À direita do Primaz, o Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno 33º e à esquerda do Primaz, o Em.’. Ir.’. Osmar Luiz Armiato 33º
Ornaram o Altar do Sob.’. Gr.’. Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º o Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO, (Primaz) e o Em.’. Ir.’. OSMAR LUIZ ARMIATO 33º
Compuseram a Câmara de Grau 33:
Gr.’. Regente: Em.’. Ir.’. NELSON CEZAR TAVARES DA COSTA 33º
Gr.’. Orador: Ser.’. Ir.’. ANTÔNIO BENEDICTO FRANCISCHINELLI 33º
Gr.’. Secretário: Em.’. Ir.’. MÁRIO ROBERTO DE SOUZA RIBEIRO 33º
Gr.’. Chanceler: Em.’. Ir.’. CARLOS ROBERTO GOMES SANTANA 33º
Gr.’. Tesoureiro: Em.’. Ir.’. CIRO DELLA NINA DA SILVA 33º
Gr.’. Hospitaleiro: Sap.’. Ir.’. SEGISFREDO CAMARGO PINTO 33º
GGr.’. Mestres de Cerimônias: EEm.’. IIr.’. WILSON PELLE RODRIGUES 33º e RENATO DE FREITAS 33º
Os Preclaros Irmãos desejosos de alçarem o sumo Grau 33 do Rito Brasileiro, após terem sido devidamente preparados pelo Gr.’. M.’. CCer.’., foram conduzidos ao interior da Câmara de Grau 33, quando foram recebidos pelo Grande Conselho do Grau 33, formado pelo Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º (Gr.’. Primaz), pelo Em.’. Ir.’. NELSON CESAR TAVARES DA COSTA 33º (Gr.’. Regente) e pelo Em.’. Ir.’. ANTONIO BENEDICTO FRANCISCHINELLI 33º (Gr.’. Orador), quando tiveram oportunidade de conhecerem as narrativas do Grau, pisaram em S.’. Sagr.’. e viram o F.’. Q.’. N.’. S.’ A.’., culminando com o Solene Juramento prestado.
Prosseguindo foram UUng.’., e CCob.’. pelo M.’. N.’. do Primaz, quando simbolicamente receberam “todos ensinamentos e virtudes do Grau” e, depois, tiveram a primeira instrução do Grau.
O Sob.’. Gr.’. Primaz solicitou aos novos Eminentes Irmãos Grau 33, que estavam acompanhados das suas esposas, que fossem à S.’. PP.’. PP.’. acompanhados do Gr.’. M.’. CCer.’. e, depois, retornassem à Câmara de Grau 33 junto com elas, suas madrinhas.
Antes, o Primaz fez uma breve preleção sobre o motivo das cunhadas participarem do momento da Investidura, uma homenagem àquela que nos consentiu ser Maçom e que na Iniciação esteve presente e, agora, ao alçar o sumo Grau 33, o último da hierarquia dos Graus do Rito Brasileiro, tb, teve a oportunidade de fazê-lo.
Os EEm.’. revestidos por suas esposas e madrinhas
Na foto acima, todos os Eminentes Irmãos Investidos, com as suas Patentes, com as esposas presentes ao magno evento e do Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz
Depois, o Soberano Irmão NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33° convidou os padrinhos e madrinhas presentes para que revestissem com os paramentos do Grau seus afilhados e também que lhes entregassem as credenciais, o que ocorreu num ambiente de muita emoção e confraternização. (Fotos acima)
Participação de maçons e não maçons prestigiando a magna cerimônia
Finda a participação das cunhadas elas se retiraram sob aplausos dos Irmãos para o Salão de Banquetes da Loja e aguardaram o encerramento da magna sessão.
Retornando à ritualística, o Sob.’. Ir.’. quando da Palavra agradeceu aos presentes, parabenizou aos Eminentes Irmãos Regularizados e Investidos, dessa forma, encerrando a magna sessão na forma da sua ritualística.
Tradicional “fotão” dos IIr.’. que participaram e prestigiaram ao magno evento
Encerrado o evento todos se deslocaram para o Salão de Banquetes da Loja onde ocorreu um saboroso e fraterno ágape.
Texto – Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º baseado nas IInf.’. do Em.’. Ir.’. Omar Armiato 33º
Fotos – remetidas via zap pelo Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno 33º