LOJA MAÇÔNICA MONTE CASTELO PROMOVE PALESTRA COM IR.’. FERNANDO DE FARIA – RJ

 

A ARLS MONTE CASTELO nº 1764, fazendo jus à sua tradição, mais uma vez realizou uma sessão ordinária, com características de sessão magna, pois reuniu um grupo diversificado de Irmãos, de vários Graus, cargos e Potências, para ouvir um palestrante consagrado, o Sapientíssimo Irmão FERNANDO DE FARIA, que ao longo de mais de meio século, muito tem contribuído para o engrandecimento da Maçonaria, através do exercício de diversos cargos na Alta Administração do Grande Oriente do Brasil, bem assim, nos Altos Corpos do Supremo Conclave do Brasil. Registre-se que, ainda contribui para a disseminação da mensagem trazida à lume pelo Professor ÁLVARO PALMEIRA, através de artigos, palestras e livro sobre o Rito Brasileiro (Rito Brasileiro – Uma doutrina para o século).

Ontem (14/10/2022), na véspera do Dia do Professor, o Irmão FERNANDO DE FARIA presenteou seus ouvintes com uma magistral aula, discorrendo sobre “A VIRTUDE NA DIDÁTICA DO RITO BRASILEIRO”.

 

Ven.’. Mestre Jorge Tadeu Vieira Lourenço

 

1º Vig.’. –  Asteclides Álvaro Ferreira Saraiva 2º Vig.’. – Júlio Cesar Felipe de Carvalho
Orador – Ruy Vasconcelos Chanceler – Cesar Santos
Mestre de CCer.’. – Rafael Netto Oliveira Cobridor Int.’.  – Clemente Nazaré Ribeiro

A sessão foi presidida pelo Venerável Mestre JORGE TADEU VIEIRA LOURENÇO e trabalharam como 1º e 2º Vigilantes, os Irmãos ASTECLIDES ÁLVARO FERREIRA SARAIVA e JÚLIO CEZAR FELIPE DE CARVALHO, respectivamente; a Secretaria foi ocupada pelo Irmão TADEU SANTIAGO DA COSTA NUNES e, na Oratória esteve o Irmão RUY VASCONCELOS. Na Tesouraria, estava o Irmão LEONARDO ROSSETO, enquanto, na Chancelaria, estava o Irmão CÉSAR SANTOS. Impecável atuação do Mestre de Cerimônias, Irmão RAFAEL NETTO OLIVEIRA; na função de Cobridor Interno estava o Irmão CLEMENTE NAZARÉ RIBEIRO. O Irmão ANDRÉ LUIZ DE LIMA, Assessor Especial para a 5ª Circunscrição do GOB-RJ, fez o 1º Diácono.

 

Ven.’. Ir.’. Carlos José Roberto

 

Sap.’. Ir.’. Luiz Pio Castelar

 

Ainda do Quadro de Obreiros da Loja, estavam os Irmãos MARCELO CORTES FERNANDES, RAPHAEL ALCAIRES DE CARVALHO, Aprendizes Maçons e MARCOS ANTONIO FONSECA ISIDRO, Companheiro Maçom, bem assim como o Sapientíssimo Irmão LUIZ PIO CASTELAR e o Poderoso Irmão CARLOS JOSÉ ROBERTO, Deputado Estadual à PAEL-RJ.

 

Ir.’. Cesar Roberto Daniel Dourado

 

Ir.’. João Dias

 

Ir.’. Marcello Carneiro

 

Ir.’. Almir Sant’Anna Cruz

 

Registramos as presenças dos Poderosos Irmãos MARCELLO CARNEIRO, Grande Secretário de Beneficência e ALMIR SANT’ ANNA CRUZ, Grande Secretário de Ritualística para o REAA, ambos do Grande Oriente do Rio de Janeiro. Do Supremo Conclave do Brasil, se fizeram presentes os Sereníssimos Irmãos CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO, Presidente do Superior Conselho de Cultura e JOÃO DIAS, Grande Secretário da Magna Reitoria, que tiveram a oportunidade de, mais uma vez, sorver doses de conhecimento da inesgotável fonte, cujo nome é FERNANDO DE FARIA.

 

 

E, para as novas gerações é necessário que se faça um breve relato da vida desse Irmão, que é um exemplo para nós. FERNANDO DE FARIA é um Maçom com 85 anos de idade e 53 anos na Ordem Maçônica, praticante do Rito Brasileiro desde o ano de 1975, membro ativo ou honorário de inumeráveis Lojas por todo País. Na vida profana, o Irmão foi Coronel do Exército Brasileiro; e, no Grande Oriente do Brasil ocupou diversos cargos, tendo inclusive, percorrido o território nacional, em companhia dos ilustres e saudosos Irmãos JOSÉ CASTELANI e XICO TROLHA, fazendo palestras, participando de seminários e convenções. No âmbito do Rito Brasileiro, esteve à frente do jornal O Semeador, órgão oficial do Supremo Conclave do Brasil, criado por ÁLVARO PALMEIRA, para divulgação de assuntos de interesse do Rito; exerceu diversas funções na Oficina-Chefe do Rito Brasileiro, destacando-se a Presidência do Superior Conselho de Cultura, a de Grande Regente e a de Grande Instrutor do Rito. Em síntese, como ninguém, o Irmão FERNANDO DE FARIA, ao longo dos anos, acumulou um cabedal de conhecimentos litúrgicos, ritualísticos, doutrinários, históricos extraordinários, culminando por escrever um livro, cujo título é RITO BRASILEIRO – Uma doutrina para o século, que foi lançado durante a realização da I Convenção Internacional e XVII Convenção Nacional do Rito Brasileiro, realizada em 2019, em Foz do Iguaçu.  

 

 

 

Os Irmãos Dourado, Dias, Marcello e De Faria

 

Os Irmãos Dourado, Marcelo, De Faria e o Ven.’. Mestre da Loja Monte Castelo Ir.’. Jorge Tadeu

 

O Ir.’. com o livro de autoria do Ir.’. De Faria devidamente autografado

 

Os Irmãos Dourado, Marcello e De Farias

 

Os Irmãos presentes e satisfeitos com a belíssima palestra do Ir.’. De Faria

 

Depois de tudo que ouvimos e presenciamos na noite de sexta-feira (14/10/2022), começamos a compor essa matéria e, nos chamou atenção uma fotografia, na qual se observa dois Irmãos, de gerações diferentes, mas que têm muitos em comum, a saber: ambos são da reserva remunerada (militares de Corporações Federal e Estadual), ocuparam importantes cargos na Alta Administração do Supremo Conclave do Brasil (Superior Conselho de Cultura e Grande Regente), são profundos conhecedores do Rito Brasileiro e gostam de Filosofia.

Então, buscamos o auxílio do Google e trazemos essa informação aos Irmãos, solicitando especial atenção para essa pintura e sua descrição, para, após, ver a foto e sua montagem.

Talvez nem todos tenham essa impressão, mas na noite de sexta-feira, pude me sentir “transportado” e o Templo onde foi realizada a sessão da Loja Monte Castelo nº 1764 foi, simbolicamente, transformado na “Escola de Atenas”.

Escola de Atenas (Scuola di Atene no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Atenas. Foi pintada entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano. A pintura já foi descrita como “a obra-prima de Rafael e a personificação perfeita do espírito clássico da Renascença.”

 

A importância da obra também está em demonstrar como a filosofia e a vida intelectual da Grécia Antiga foram vistas ao final do Renascimento.

 


Fernando de Faria e Cesar Roberto Daniel Dourado
Platão e Aristóteles

Fonte de inspiração dos nossos Irmãos De Faria e Cesar Dourado

CREDITOS

Texto – Irmão JOÃO DIAS

Arte – Ir.’. CEZAR SANTOS

Fotos – Irmãos da Loja Monte Castelo