O SEMEADOR - ÓRGÃO DOUTRINADOR DO RITO BRASILEIRO

“O SEMEADOR” foi criado em 1969 pelo, então, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Soberano Irmão ÁLVARO PALMEIRA, com o objetivo de difundir o RITO BRASILEIRO, com suas peculiaridades e características próprias, se fazendo um ÓRGÃO DOUTRINADOR DO RITO. O periódico foi desenvolvido como uma ferramenta de comunicação e divulgação das ideias e valores da maçonaria brasileira, além de promover a fraternidade entre os membros da ordem.

Ao longo de sua existência, “O Semeador” desempenhou um papel importante na disseminação dos princípios maçônicos, bem como na divulgação das atividades e eventos relacionados à maçonaria brasileira. O jornal serviu como um veículo de informação para os maçons e para o público em geral, buscando esclarecer e desmistificar os objetivos e propósitos da ordem.

Com o passar dos anos, “O Semeador” continuou a desempenhar um papel relevante na maçonaria brasileira, acompanhando as transformações sociais e culturais do país. O periódico abordava uma variedade de temas, como filosofia, história, ética, cidadania, religião e política, sempre com a perspectiva da maçonaria. Ao fornecer informações, reflexões e análises sobre a maçonaria e sua influência na sociedade brasileira, “O Semeador” contribuiu para a disseminação de valores como liberdade, igualdade, fraternidade e busca pelo aperfeiçoamento humano. Desde sua primeira edição, em 1969, “O Semeador” se estabeleceu como uma importante fonte de conhecimento e troca de informações dentro da maçonaria brasileira, colaborando para fortalecer os laços entre os membros e a sociedade em geral.

Em 25 de abril de 2023 foi reeditado e relançado, com nova estrutura e editoração, mas com o mesmo objetivo de melhor atender aos Irmãos do RITO BRASILEIRO.

Decreto nº 0301 – Regulamenta O Semeador.

1969

1970

1989

1992

1993

1994

1997

1999

2023

2024