Meus Irmãos, no dia 17 de março de 2019, desembarcaram ao Oriente de Frutal, MG, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, e o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO, Pres.’. do Sup.’. Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil, e membro do Conselho Federal do GOB, que foram recepcionados pelo Il.’. Ir.’. JERÔNIMO JOSÉ DE OLIVEIRA, que os conduziu inicialmente à sua residência, onde tiveram a alegria de reencontrar a cunhada ROSA MARIA RODRIGUES DE OLIVEIRA, que os brindou com um café, e, depois, se dirigiram ao Templo da Loja Maçônica COMENDADOR GOMES DA SILVA Nº 90 (REAA), onde se reuniu a A.’. R.’. L.’. S.’. ACADÊMICA CAMINHOS DE JAQUES DEMOLAY Nº para a realização da SESSÃO MAGNA DE COLAÇÃO DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM DO RITO BRASILEIRO, dos candidatos: ANDRÉ VINICIUS RIBEIRO ANDRADE, LEONARDO MARIANO AFONSO e WANNER MARTINS DE MENEZES, que foi presidida pelo Ven.’. Mestre LUCIANO LEALI SANTANA.
Detalhe da fachada do Templo da Loja Maçônica Comendador Gomes da Silva nº 90, onde se realizou a Sessão Magna de Iniciação de 3 recipiendários
Os trabalhos tiveram início às 08:15, e após ingresso dos membros da Loja e convidados, o Venerável Mestre convidou para compor o seu Altar o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito; Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO D. DOURADO 33º; Membro Efetivo do Supremo Conclave do Brasil, e o Il.’. Ir.’. APARECIDO JESUS DE ANDRADE, Ex Venerável Imediato.
Irmãos do Quadro e membros de Lojas visitantes, presentes prestigiando o magno evento
Presentes também os Veneráveis Mestres MILTON CRISTOVAN DA ROCHA, GERALDO TRIVELATO BATISTA, MARCELO ALVES SALOMÃO, VITOR R. BUONGERMINO, WEDER ELIAS SILVA, JÂNIO ROBERTO BARBOSA, respectivamente, das Lojas Maçônicas: FRATERNIDADE MINEIRA II, COMENDADOR GOMES SILVA e VERDADE E TRABALHO ( todas ao Or.’. Frutal – MG), ALVANIR BATISTA OLIVEIRA (Or.’. Fronteira – MG), PAULO MARTINS GOULART Nº 83 (Or.’. Itapagipe – MG), CARIDADE E JUSTIÇA IV (Or.’. Campina Grande – MG), que vieram acompanhados de inumeros irmãos das lojas.
Citamos ainda as presenças de representantes das Lojas Maçônicas: FORÇA E TRABALHO (Or.’. Campo Florido – MG), FRATERNIDADE E CIVISMO (a Loja Primaz do Rito Brasileiro em todo Brasil) e DOMICIO MOREIRA (ambas ao Or.’. Rio de Janeiro – RJ).
Os demais cargos das Dignidades e de Oficiais foram exercidos pelos Ilustres Irmãos:
1º Vigilante – MARCIO EUSTÁQUIO BENTO
2º Vigilante – FABIANO VIEIRA
Orador – ERNANE MANOEL DA SILVA
Secretário – FELIPE AREIAS CORDEIRO
(sem imagem)
Tesoureiro – CELSO VICENTE FARIA
Chanceler – LEONARDO VIEIRA BARCELOS
Hospitaleiro – MURILO SOUZA
Mestre de Cerimônias – MÁRCIO MARTINS MARANO
1º Experto – LAUSAMAR HUMBERTO (emprimeiro plano) e Cobridor Interno – GILSON DONISETE LUZ (atrás)
2º Experto – CLARKSON ALVES FERREIRA; Mestre de Harmonia – ORIMAR ANDRADE DE OLIVEIRA
1º Diácono – HELI DA SILVA PAULA
2º Diácono – NILSON ROBERTO CORRÊA (à direita na foto)
Porta Bandeira – SÓCRATES JOSÉ DE QUEIROZ DOS SANTOS
Porta Estandarte – JERÔNIMO JOSÉ DE OLIVEIRA
Aberta a Loja, foi realizada a Cerimônia de ingresso do Pavilhão nacional brasileiro, quando todos os presentes puderam cantar, em uníssono, o Hino Nacional Brasileiro.
À partir da esquerda, os novos IIr.’. Aprendizes: André Vinicius Ribeiro Andrade, Wanner Martins Menezes e Leonardo Mariano Afonso
Ato contínuo, foi iniciada a Ritualística de Iniciação ao Grau de Aprendiz Maçom dos CCand.’. ANDRÉ VINICIUS RIBEIRO ANDRADE, LEONARDO MARIANO AFONSO e WANNER MARTINS DE MENEZES, que após terem sido admitidos em Loja, foram interrogados, provaram do doce e do amargo, persistiram em ser maçom, foram conduzidos em suas viagens, e após terem sido aceitos para ingressarem na Ordem Maçônica, receberam a Luz, prestaram o Juramento, foram consagrados pelo Ven.’. M.’., trabalharam na Pedra Bruta, foram revestidos com seus aventais pelos padrinhos, receberam os 2 pares de Luvas Brancas, seus Rituais, Constituição, RGF e Estatuto da Loja.
Os Irmãos neófitos assinando o Livro de Presenças
Os novos Aprendizes no T.’. da sua respectiva Col.’.
Finalmente foram aclamados Aprendizes maçons, assinaram o Livro de Presenças e tomaram assento no topo da sua Col.’..
Os novos Aprendizes ganharam, cada um, um arranjo de flores, bem como todos os demais irmãos, individualmente, receberam de presente, um botão de cravo vermelho. Em seguida o Ir.’. Orador fez um pronunciamento acerca do Ato realizado.
A palavra acerca do Ato foi concedida, e inúmeros Irmãos se pronunciaram, nas CCol.’. e no Or.’., parabenizando a Loja e ao Venerável pela belíssima sessão, e quanto a qualidade moral dos novos Irmão que vieram, que vieram para somar, reforçar e embelezar, inicialmente a Col.’. de Aprendiz.
O Primaz quando da sua fala, apresentou o Ser.’. Ir.’. CESAR R.’. D.’. DOURADO 33º, parabenizou os novos Aprendizes, no ensejo, ainda presenteou à cada um dos presentes com um botom com o Brasão do Rito Brasileiro.
Não podemos deixar de enaltecer o brilhante trabalho de Harmonia da Loja, de resposabilidade do Il.’. Ir.’. ORIMAR ANDRADE DE OLIVEIRA, pois não esqueçamos que tudo é vibração: a energia emanada pela egrégora, o coletivo de pensamentos dos Irmãos, e a musica, e essas vibrações se harmonizaram e proporcionaram a realização de uma Sessão de paz, de emoção pura e muito serena. Parabéns!
Após a Saudação ao Pavilhão Nacional Brasileiro, a magna sessão foi encerrada e o Venerável Mestre solicitou ao Ir.’. Mestre de Cerimônias para que fosse a S.’. PP.’. PP.’. e conduzisse ao interior do Templo as cunhadas, sobrinhas, sobrinhos e convidados não maçons. Destacamos as presenças das cunhadas da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul-Acad.’. Caminhos de Jaques Demolay, presidida pela fraterna MARIA ABADIA GOMES PINHEIRO LEADI, para a realização da Cerimônia das Luvas.
À partir da esquerda a Srta. Samia Alves, a Sra. Maria Aparecida, e a cunhada Marta Aparecida, respectivamente, noiva do Aprendiz Leonardo, do Aprendiz Wanner e do Aprendiz André Vinícius
Foram convidadas a tomar assento no Or.’. a Sra. MARIA APARECIDA MARTINS ROCHA DE MENEZES, mãe do Iniciado WANNER MARTINS DE MENEZES; a cunhada MARTA APARECIDA RIBEIRO ANDRADE, mãe do Iniciado ANDRÉ VINICIUS RIBEIRO ANDRADE; e a Srta. SAMIA GRAZIELLI ALVES, noiva do Iniciado LEONARDO MARIANO AFONSO, que foram escolhidas por eles, como aquelas que mereciam receber o 2º par de luvas. Seus filhos e noivo tomaram assento diante delas.
Inicialmente o Il.’. Ir.’. Orador, fez a leitura de uma Peça de Arquitetura acerca das Luvas Brancas e, ao seu final os iniciados foram convidados a fazerem a entrega oficial do 2º Par de Luvas Brancas “àquela merecedora do seu apreço”.
Prosseguindo, a Presidente da Fraternidade Feminina da Loja, a cunhada MARIA ABADIA GOMES PINHEIRO LEADI, fez um belo pronunciamento, fazendo, em seguida, a entrega às mães e noiva dos Iniciados, de um bonito arranjo de flores.
O Ilustre Ir.’. Aparecido Jesus de Andrade, ao lado do seu filho carnal e Ir.’. maçom André Vinicius Ribeiro Andrade, posando ao lado do Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º (à esquerda) e do Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro Nei Inocencio dos Santos 33º
O ágape transcorreu no Salão de Banquetes da Loja
Encerrada a belíssima cerimônia das Luvas, todos se deslocaram para o Salão de Banquetes para participarem do Ágape fraterno, coroando a magna sessão.