PRIMAZ NA CERIMÔNIA COMEMORATIVA DO 10º ANO DE FUNDAÇÃO DA A.’. R.’. L.’. S.’. SUPREMA HARMONIA Nº 3858 AO OR.’. JAÚ – SP

Na noite de 08 de dezembro de 2018, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Grande Primaz do Rito Brasileiro, acompanhado de sua comitiva constituída pelos SSer.’. IIr.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Pres.’. do Sup.’. Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil e Conselheiro Federal do GOB, e JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Gr.’. Sec.’. Relações Interiores do Supremo Conclave do Brasil e Ministro do Tribunal de Contas do GOB, acompanhado de sua esposa, a cunhada NEIDE YOKO MAGARIO MIZUNO, compareceram no jantar comemorrativo do 10º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA LOJA MAÇÔNICA SUPREMA HARMONIA Nº 3858, ao Oriente de Jaú (SP), quando foram recepcionados no hall de entrada do Salão de Festas, pelo Pod.’. Ir.’. MARQUES ANTÔNIO DE ALENCAR, Dep.’. Federal pela Loja aniversariante, juntamente com a sua esposa, a cunhada DINORAH FANTINI DE ALENCAR, bem como, pelo Ven.’. M.’. da Loja, Ir.’. ALDO MAZA JUNIOR.

O Pod.’. Ir.’. Marques Antônio de Alencar e a sua esposa, a cunhada Dinorah Fantini de Alencar

À partir da esquerda o Pod.’. Ir.’. Luiz Julien, o Ven.’. Ir.’. Milton Paixão, o Sap.’. Ricardo Carvalho, o Pod.’. Ir.’. Marques Alencar, o Sap.’. Ir.’. Ademir Cândido, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio 33º, o Ser.’. Ir.’. José Teruo 33º e o Ven.’. Ir.’. Marcio Ragazzi

Em seguida, foram ao encontro do Sap.’. Ir.’. ADEMIR CANDIDO DA SILVA, Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil, que estava acompanhado do Sap.’. Ir.’. RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO, Presidente da Sob.’. Assembl.’. Federal Legislativa; bem como do Pod.’. Ir.’. Dep.’. Fed.’. LUIZ ROBERTO MATTAR JULIEN, do Ven.’. Ir.’. MILTON CARLOS PAIXÃO, Cons.’. Estadual do GOB-SP; e do Ven.’. Ir.’. MÁRCIO RAGAZZI, Assist. Regional do GOB-SP, que após se confraternizarem foram conduzidos à mesa que lhes foi destinada.

O Ven.’. Milton Carlos Paixão, o Ir.’. , o Il.’. Ir.’. M.’. I.’. Fernando Cavalheiro, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos  33º, o Ven.’. Ir.’. Márcio Ragazzi e o Pod.’. Luiz Roberto Mattar Julien

O Sap.’. Ir.’. Ademir Cândido da Silva, o Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno e sua esposa, a cunhada Neide Yoko Magario Mizuno

O Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio 33º e o Il.’. Ir.’. Carlos Pitoli

Il.’. Ir.’. Fernando Neves, atento na recepção dos irmão, familiares e convidados

Nas fotos acima detalhes do belíssimo salão de recepção onde transcorreu o magno evento

O Ir.’. Ven.’. M.’. ALDO MAZA JUNIOR, abriu a cerimônia de comemoração do 10º Aniversário de Fundação da Loja , agradecendo a presença de todos,  o empenho de Irmãos e cunhadas para a  consecução do evento e convidou ao Irmão Orador JOSÉ MAURÍCIO SORANI para apresentar uma Peça de Arquitetura sobre a Fundação da Loja, que reproduzimos abaixo:

Síntese da história da fundação da Loja Maçônica Suprema Harmonia nº 3.858.

“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade”, disse Miguel de Cervantes.

Foi exatamente assim, que junto com alguns irmãos da Augusta e Respeitável Loja Maçônica União e CaridadeJauense, sonhávamos com a fundação de uma nova Loja Maçônica em Jaú. 

Fixamos que a condição sine qua non para avançar na concretização do sonho seria a aprovação da nossa própria Loja.

Levada a ideia à diretoria, que era presidida pelo Venerável Mestre Sergio de Oliveira Lima, o resultado foi favorável, manifestando total apoio e disponibilizando, inclusive, o uso do seu templo.

Em contato com a Coordenadoria Regional, fomos informados que o Grande Oriente de São Paulo não apoiava a fundação de novas Lojas, nas cidades em que já houvesse outra da mesma potência.

Todavia, o referido coordenador, irmão Carlos Roberto Pitolli, aqui presente, trouxe uma proposta consistente na transferência para Jaú, de uma Loja fundada em Duartina, que não estava ativa, nem regularizada, sob o título distintivo de Loja Maçônica Suprema Harmonia, nº 3.858.

A proposta tentadora e desafiadora rapidamente foi adiante pelo anseio vivido.

Em continuidade, elencamos possíveis irmãos a convidar, aos quais foram esclarecidos os objetivos e princípios buscados e a maioria aceitou a ela se filiar.

Já determinados, promovemos visitas a diversas lojas de ritos distintos, visando escolher qual seria o instituído e optamos por adotar o Rito Brasileiro, o rito da cultura nacional.

Em outubro de 2.008, em conjunto com os irmãos da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Suprema Harmonia, até então no oriente de Duartina, realizamos a Sessão de Regularização da Loja, sendo os nove mestres instalados regularizadores oriundos da Loja Mãe União e Caridade Jauense.

Nossa eterna gratidão aos irmãos: Aldo Mazza Junior; Edson Fernando Poli; João Antonio Teixeira; José Egberto Matosinho de Castro Ferraz; Luis Carlos Monteiro; Renato José Berro; Sergio de Oliveira Lima; José Pedroso Filho e Yoshinori Tomiyoshi (esses dois últimos infelizmente já passaram para o oriente eterno).

Tenham certeza de que todos jamais serão esquecidos por nós.

Na mesma data, em sessão ordinária, treze irmãos da Loja União e Caridade Jauense solicitaram filiação à Loja Suprema Harmonia. Foram eles: João Antonio Teixeira; Arnaldo Leonelli; Marques Antonio de Alencar; Aldo Mazza Junior; José Mauricio Sorani; João Miguel Fregolente Faracco; Mashao Chiba; Eder José Damiatti; Fernando José Ribeiro de Araujo Neves; Carlos Rogerio Moreno De Tilio; Francisco Antonio de Conti; Fernando Sergio de Oliveira Romão e Ayrton José Gonçalves Nunes. Além desses, o Irmão Carlos Roberto Pitoli, do oriente de Bauru também se juntou a nós.

Em novembro de 2.008 realizamos uma Sessão Magna e uma Sessão Ordinária, quando nos filiamos à Suprema Harmonia e os irmãos primitivos de Duartina solicitaram o quite placet.

Na oportunidade, foi aclamada a diretoria provisória, tendo como Venerável Mestre o Irmão Aldo Mazza Junior, que dirigiu os destinos da Loja até a posse da primeira diretoria eleita. Na mesma sessão firmamos a mudança do Oriente da Loja para Jaú.

No dia 08 de dezembro de 2008, realizamos a primeira sessão ordinária da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Suprema Harmonia nº 3.858, data considerada por nós como sua efetiva fundação em Jaú.

Após esse tempo, se sucederam como veneráveis mestres os irmãos Marques Antonio de Alencar; José Mauricio Sorani; João Miguel Fregolente Faracco; Eder José Damiatti; Fernando José Ribeiro de Araujo Neves; Cassiano Alves Ferreira Neto; Marcos José Thebaldi; Willian de Moura Braatz Martinez e João Geraldo Benite. Atualmente nosso Venerável Mestre é o Irmão Aldo Mazza Junior.

E hoje, exatamente 08 de dezembro de 2018, comemoramos 10 anos de fundação da Loja Maçônica Suprema Harmonia de Jaú.

Dez anos de desafios, de dificuldades, de persistência, de tolerância, de aprendizado, de solidariedade e muita fraternidade.

Encontramo-nos aqui reunidos em 31 irmãos ativos, irmãos adormecidos, irmãos de Lojas Amigas e Irmãs, cunhadas, familiares e convidados, autoridades, festejando juntos o sucesso realizado.

Permita-nos o Supremo Arquiteto do Universo perpetuar a comemoração deste nosso feliz empreendimento, sempre alicerçado sob os preceitos da tríplice argamassa com que se ligam as nossas obras, a Paz, a Harmonia e a Concórdia.

Muito obrigado a todos que aqui estão partilhando desse nosso momento ímpar, de comemoração de dez anos da transformação do sonho em realidade.

 

Autoridades Maçônicas convidadas para serem homenageadas e se pronunciarem sobre a magna efeméride

Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º

Sap.’. Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho

Sap.’. Ir.’. Ademir Cândido da Silva

Detalhe do público atento ao desenvolvimento das comemorações

Finda a apresentação do Ir.’. Orador, o Ven.’. M.’. Ir.’. ALDO MAZA JUNIOR, convidou ao palco, para proferirem suas palavras, os SSap.’. IIr.’. ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO e Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DO SANTOS. Primeiramente a Loja aniversariante agraciou as autoridades com a entrega de um bonito presente.

Em seguida,   as autoridades convidadas se pronunciaram e,  em síntese, parabenizaram a Loja aniversariante pela efeméride, e  também pelo esmero na produção da cerimônia comemorativa. No ensejo o Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, fez entrega à Loja de um Diploma de Agradecimento, alusivo ao Cinquentenário de Reimplantação do Rito Brasileiro, cujo teor foi lido pelo Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO D. DOURADO 33º.

O Sap.’. Ir.’. Grão-Mestre Geral Adj.’. ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, ao final da sua saudação, realizou algumas homenagens do GOB:

Primeiramente convidou o Sap.’. Ir.’. RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO, para fazer a entregado do Ato e Diploma de BENEMÉRITO, ao Pod.’. Ir.’. MARQUES ANTÔNIO  ALENCAR

Em seguida, convidou ao Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º para proceder a entrega do Diploma de BENEMÉRITO, ao Il.’. Ir.’. JOÃO SÉRGIO PELEGRINA MINHARRO

Finalizando, o Sap.’. Ir.’. ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, fez a entrega do Diploma, Ato e Comenda da CRUZ DA PERFEIÇÃO MAÇÔNICA, com o qual foi agraciado o Eminente Ir.’. JOÃO ANTÔNIO TEIXEIRA, que foi recebido por seu filho, nosso sobrinho, pela impossibilidade de comparecer ao evento.

Finalmente o Sap.’. Ir.’. Grão-Mestre Geral Adjunto ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, entregou ao Ven.’. Mestre da Loja aniversariante  ALDO MAZA JUNIOR, o Mérito comemorativo da FUNDAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL.

Ainda foram convidados irmãos e cunhadas para receberem uma homenagem da Loja, expressa num expressivo presente. (Foto Acima)

 

Visão Geral do Salão

Encerrada as homenagens, foi realizada a CERIMÔNIA DE OBLITERAÇÃO DO SELO DOS CORREIOS ALUSIVO AO 10º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA LOJA SUPREMA HARMONIA Nº 3858.

Nas imagens acima os documentos relacionados com o lançamento do selo alusivo ao aniversário da Loja

Destaque de alguns Irmãos quando da Obliteração do selo (fotos acima)

Foram convidados para obliteração do selo os Irmãos: ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO, MASSAO CHIBA, ALDO MAZA JUNIOR, FERNANDO JOSÉ RIBEIRO A. NEVES, JOÃO MIGUEL FRAGOLETTO FARACO, JOSÉ MAURICIO SORANI, MARQUES ANTÔNIO ALENCAR, JENA DE SOUZA ALVES DOS SANTOS, HERBERT JOSÉ MINIATI

Acima os IIr.’. que participaram da obliteração do selo comemorativo

Cada Irmão obliterador ganhou de recordação uma pasta com selo obliterado e demais documentos filatélicos

Finda a Cerimônia de Lançamento do Selo o Jantar foi liberado e harmonizado com música ao vivo, coroando a comemoração.

No transcorrer do jantar, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º se despediu dos Irmãos e juntamente com o Ser.’. Ir.’. CESAR DOURADO 33º retornou à cidade de São Paulo, com o casal NEIDE  e JÓSE TERUO MIZUNO 33º.

Este articulista parabeniza a Loja SUPREMA HARMONIA Nº 3858, pela belíssima comemoração do seu 10º Aniversário de fundação e rogamos ao SADU que essa harmonia realmente seja suprema no seio da Loja – tolerância e harmonia.