No final da tarde do dia 25 de novembro de 2019, desembarcaram ao Vale de São Paulo, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, e o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, Pres.’. do Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil, que foram gentilmente recepcionados pelo Ser.’. Ir.’. DANIEL JOSÉ PEREIRA 33º, Membro da Magna Reitoria do Supremo Conclave do Brasil, que os conduziu para o Templo onde se reúne a Loja Maçônica CAETANO NACARATO Nº, em Vila Mariana – Or.’. São Paulo (SP).
Os IIr.’. Cesar Dourado, Nei Inocencio e Daniel Pereira relaxando no café da tarde
O objeto da visita do Gr.’. Primaz foi o de realizar a SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO DO IL.’. SUBL.’. CAPITULO CAETANO NACARATO Nº 108 e as SESSÕES MAGNAS DE ELEVAÇÃO DOS GRAUS 4 E 9 DA HIERARQUIA DOS ALTOS GRAUS DO RITO BRASILEIRO.
O Altar do Pres.’. da Com.’. Regularizadora foi ornado com o Em.’. Ir.’. Alexandre Petri 33º e com o Ser.’. Ir.’. Daniel José Pereira 33º
Prestigiando com suas presenças destacamos, além das autoridades nominadas, o Em.’. Ir.’. ALEXANDRE PETRI 33º, Delegado Litúrgico da 1ª Região do Estado de São Paulo, os SSob.’. GGr.’. Comendadores Gerais IIr.’. NILTON GOMES 33º (da Revista SomoS) e NILTON DE SOUZA FERREIRA 33º e o Em.’. Ir.’. OTANIEL FERNANDES SANTOS 33º.
Na hora aprazada, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, em Câmara do Grau 18 – Cavaleiro Rosa-Cruz, presidiu a SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO DO IL.’. SUBL.’. CAP.’. CAETANO NACARATO Nº 108, auxiliado pelos seguintes membros da Comissão Regularizadora:
1º Gr.’. Vig.’. – Em.’. Ir.’. LUIZ ANTONIO RIERA 33º
2º Gr.’. Vig.’. – Preclaro Ir.’. NILTON GOMES (31 – REAA)
Gr.’. Orad.’. – Pod.’. Ir.’. WALTER ROBERTO PIRRÓ (30)
Gr.’. Secr.’. – Sob.’. Gr.’. Comend.’. Geral NILTON DE SOUZA FERREIRA 33º (REAA)
Gr.’. Tes.’. – Preclaro Ir.’. ALEXANDRE MONTEIRO ALVES (31)
Gr.’. Chanc.’. – Em.’. Ir.’. OTANIEL FERNANDES SANTOS 33º
Gr.’. M.’. CCer.’. – Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º
Gr.’. Guarda do Templo – Pod.’. Ir.’. ANTONIO SÉRGIO NACCARATTO (30)
Breve Constitutivo do Il.’. Subl.’. Capítulo CAETANO NACARATO Nº 108
Aberto os trabalhos, foi lido pelo Gr.’. Secretário o ATO Nº 4692, de 19 de novembro de 2019, que autorizou a Regularização do Il.’. Sublime Capítulo, e o BREVE CONSTITUTIVO concedido pelo Supremo Conclave do Brasil à Ilustre Oficina, responsável pela administração dos Graus 4 ao 18, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro.
Ato contínuo foi dada a Posse do Ir.’. ATERZATA, cargo exercido pelo Em.’. Ir.’. LUIZ ANTÔNIO RIERA 33º, que na próxima sessão deste Alto Corpo dará posse à sua administração.
Após os cumprimentos o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º procedeu a entrega ao Ir.’. Aterzata, de 7 (sete) exemplares dos Rituais dos Graus 4, 9, 14, 15 e 18, para serem usados nas sessões da Oficina. (Foto acima)
Finalmente foi realizado o ATO FORMAL DE REGULARIZAÇÃO do Il.’. Subl.’. Capítulo CAETANO NACARATO Nº 108, ao Vale de São Paulo (SP), encerrando o evento com aplausos pela simples bateria do Grau 18.
Quando da sua fala, o Primaz parabenizou aos IIr.’. por perseverarem na criação da Oficina, desejou sucesso e teceu considerações diversas para o bom desenvolvimento das sessões daquele Alto Corpo.
Registro dos presentes ao evento
Finalmente encerrou a sessão na forma da sua ritualística , e após os cumprimentos fizeram o registro acima para materializar o histórico momento para a Ilustre Oficina.
SESSÃO MAGNA DE COLAÇÃO DO GRAU 9 – MESTRE DA JUSTIÇA DOS ALTOS GRAUS DO RITO BRASILEIRO
Em seguida o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, reabriu os trabalhos em Câmara de Grau 9 – Mestre da Justiça dos Altos Graus do Rito Brasileiro, e convidou para tomar assento ao seu lado, o Em.’. Ir.’. ALEXANDRE PETRI 33º, Delegado Litúrgico da 1ª Região do Estado de São Paulo, e o Em.’. Ir.’. LUIZ ANTÔNIO RIERA 33º, Aterzata do Il.’. Subl.’. Cap.’. CAETANO NACARATO, cargo recém-assumido nessa magna noite.
Auxiliaram os trabalhos da magna sessão, em Câmara de Grau 9, os seguintes Irmãos:
1º Gr.’. Vig.’. – ANTONIO SÉRGIO NACCARATTO 33º
2º Gr.’. Vig.’. – Sob.’. Gr.’. Comendador Geral NILTON DE SOUZA FERREIRA 33º (REAA)
Gr.’. Orador – Pod.’. Ir.’. WALTER ROBERTO PIIRRÓ (30)
Gr.’. Secr.’. – Il.’. Ir.’. MILTON GABRIEL JUNIOR
Gr.’. Tes.’. – Ser.’. Ir.’. DANIEL JOSÉ PEREIRA 33º
Gr.’. Chanc.’. – Preclaro Ir.’. NILTON GOMES (31)
Gr.’. Hosp.’. – Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º
Gr.’. M.’. CCer.’. – OTANIEL FERNANDES SANTOS 33º
Gr.’. Guarda do Templo – Preclaro Ir.’. ALEXANDRE MARTINS ALVES (31)
Se candidataram para serem elevados ao Grau 9 – MESTRE DA DISCRIÇÃO dos Altos Graus do Rito Brasileiro, os Ilustres Irmãos: ALEX LUIZ PEREIRA, GILVÉCIO PAULA DE OLIVEIRA ARRUDA, ANDRÉ NUNES DE OLIVEIRA PIMENTA, GIUSEPPE ROSELLI, EDILSON MENDES DE AQUINO.
Ato continuo, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º deu entrada à Câmara Iniciática do Grau 9, aos Ilustres Mestres da Discrição acompanhados do Gr.’. M.’. Cerimônias, para serem submetidos aos procedimentos ritualísticos, conhecerem a doutrina e as narrativas do Grau 9, depois, prestaram o Solene Juramento, foram Consagrados e Aclamados MESTRES DA JUSTIÇA, Grau 9 do Rito Brasileiro.
Os novos Mestres da Justiça co seus respectivos Diplomas
Em seguida, convidados pelo Gr.’. Primaz, receberam as suas credenciais (Diploma, Ritual, Joia, Comenda e Identidade) e foram cumprimentados pelos Irmãos presentes.
O Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º após parabenizar aos novos Mestres da Justiça, teceu algumas considerações sobre o Grau e encerrou a sessão na forma da sua ritualística.
SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO DO GRAU 4 – MESTRE DA DISCRIÇÃO DOS GRAUS SUPERIORES DO RITO BRASILEIRO
Sob.’. Gr.’. Primaz presidindo Câmara de Grau 4
O Mestre Maçom Ir.’. Paulo Eduardo Ramos da Silva no interior da Câmara de Grau 4 acompanhado do Gr.’. M. de Cerimônias
Da mesma forma, o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Rito Brasileiro, uma vez mais presidindo os trabalhos, , agora em Câmara de Grau 4 – Mestre da Discrição do Rito Brasileiro, realizou a SESSÃO MAGNA DE INICIAÇÃO DO MESTRE MAÇOM IR.’. PAULO EDUARDO RAMOS DA SILVA.
O Presidente da Sessão foi auxiliado nos trabalhos pelos seguintes Irmãos:
1º Gr.’. Vig.’. – Il.’. Ir.’. GILVECIO PAULA DE OLIVEIRA ARRUDA
2º Gr.’. Vig.’. – Il.’. Ir.’. GIUSEPPE ROSELLI
Gr.’. Orador.’. – Il.’. Ir.’. ALEX LUIZ PEREIRA
Gr.’. Secret.’. – NILTON GABRIEL JUNIOR
Gr.’. Tes.’. – Pod.’. Ir.’. WALTER ROBERTO PIRRÓ (30)
Gr.’. Chanceler – Preclaro.’. Ir.’. ALEXANDRE MARTINS ALVES (31)
Gr.’. M.’. CCer.’. – Il.’. Ir.’. EDILSON MENDES DE AQUINO
Gr.’. Hosp.’. – Il.’. Ir.’. ELDER MIGUEL ALVES DA SILVA
Gr.’. M.’. Harmonia – Preclaro Ir.’. NILTON GOMES (31)
Gr.’. Gd.’. do Templo – Il.’. Ir.’. ANDRÉ NUNES DE OLIVEIRA PIMENTA
Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º ao lado do Sob.’. gr.’. Comendador Geral Ir.’. Nilton de Souza Ferreira 33º (REAA)
O Ser.’. Ir.’. Daniel Pereira 33º e o Em.’. Ir.’. Otaniel Santos 33º
Preclaro Ir.’. Antonio S. Naccaratto
Os Ilustres IIr.’. prestigiando a magna sessão
Após o Ilustre Ir.’. PAULO EDUARDO RAMOS DA SILVA ter sido submetido aos procedimentos ritualísticoos, ter conhecido as narrativas do Grau e a sua Doutrinam prestou o Juramento, depois, foi Consagrado e Investido MESTRE DA DISCRIÇÃO da hierarquia dos Graus Superiores do Rito Brasileiro e recebeu das mãos do Primaz, as suas credenciais (Diploma, Ritual, Comenda, Joia e identidade do Grau).
O Ilustre Mestre da Discrição Paulo Eduardo Ramos da Silva posando ao lado dos EEm.’. IIr.’. Alexandre Petri, Delegado Liturgico da 1ª Região do Estado de São Paulo e Luiz Antônio Riera, Aterzata do Il.’. Subl.’. Cap.’. Caetano Nacarato nº108 e do Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos.
Registro dos IIr.’. presentes às sessões
O Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, após ter Aclamado o novo Mestre da Discrição, concedeu a palavra a que quisesse se manifestar, e os que o fizeram, em síntese, agradeceu a presença do Primaz e de sua comitiva, o Em.’. Ir.’. ALEXANDRE PETRI 33º destacou a perseverança e a dedicação dos Irmãos em criar o Capítulo, o Em.’. Ir.’. LUIZ RIERA 33º, nominou os Irmçaos que unuram esforços para a consecução do sonho de se materializar o Capítulo ora regularizado.
Em seguida o Primaz encerrou a sessão na forma da sia ritualística e todos e retiraram para o Salão de Banquetes da Loja onde desfrutaram de um saboroso Ágape.
Findo o evento, o Ir.’. DANIEL PEREIRA conduziu os Irmãos NEI INOCENCIO e CESAR DOURADO até a Rodoviária, quando retornaram ao Vale do Rio de Janeiro.
–