Nos dias 01 e 02 de Julho, aconteceram encontros importantes para o Rito Brasileiro aos orientes de Foz do Iguaçu/PR e Ciudad del Este, Paraguai.
As Lojas Simbólicas do Rito Brasileiro, ao Oriente de Foz do Iguaçu, jurisdicionadas ao GOB-PR e Federadas ao GOB: ARLS UNIVERSITÁRIA PANAMERICANA Nº 3324, ARLS ACÁCIA DO IGUAÇU Nº 3886 e ARLS 3 DE MAIO Nº 4323; e as Lojas Simbólicas ao Oriente de Ciudad del Este, Jurisdicionadas a Grande Loja Simbólica do Paraguai: ARLS UNIÓN PERFECTA Nº 121 e ARLS YVAMARA’Y Nº 175, convocaram, seus membros para participarem de uma sessão conjunta que ocorreu no dia 01 de julho, com início às 19hr30min, no Templo Maçônico FRANCISCO MURILO PINTO, em Foz do Iguaçu.
O Altar do Venerável na Sessão Conjunta de Instrução Comentada: à partir da esquerda o Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz Jaime Antonio Gomez Cabral 33º (SCP), o Ven.’. M.’. Esio Rasch e o Poderoso Ir.’. Aristides Prado (GOB-PR)
O Ir.’. Cesar Dourado ministrando sua instrução no transcorrer dos trabalhos de abertura da Sessão
O desenvolvimento dos trabalhos de instrução ritualística em Sessão Ordinária de Grau de Aprendiz
Um dos objetivos deste encontro, além o de congregar as Lojas Maçônicas que praticam o Rito Brasileiro na Fronteira, foi o de padronizar e desmistificar a prática dos procedimento Ritualísticos. Assim, foi convidado o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, presidente do SUPERIOR CONSELHO DE CULTURA e presidente da COMISSÃO DE LITURGIA E RITUALÍSTICA, do Supremo Conclave do Brasil do Rito Brasileiro de Maçons Livres Antigos e Aceitos, e que também exerceu, no simbolismo, o cargo de Secretário Estadual Adjunto de Ritualística para o Rito Brasileiro, em duas administrações do GOB-RJ, ao Oriente do Rio de Janeiro, que promoveu uma Sessão Comentada de Instrução no Grau de Aprendiz, de modo, que em todo o seu transcurso, passo a passo, a sua prática foi dissecada, com intuito de elucidar aos irmãos presentes: “O que fazer?” e o “Por que fazer?”. Nesta sessão Comentada de Instrução, realizada no dia 01 de julho, ao Or. de Foz do Iguaçu/PR, estavam presentes, um total de 50 Irmãos, que puderam sanar suas dúvidas. Para a sua consecução as Lojas participantes trabalharam em Sessão Conjunta, e os Cargos em Loja foram distribuídos entre os irmãos membros das 5 (cinco) Lojas Maçônicas participantes.
Vale Lembrar que as lojas Maçônicas ao oriente de Foz do Iguaçu, ajudaram na implementação do Rito Brasileiro no Paraguai.
Visão Geral do Oriente durante a Sessão de instrução
O palestrante ao final da sessão cumprimentado pelos irmãos
Na foto acima, os Irmãos que participaram da Sessão Comentada de Instrução realizada ao Or.’. de Foz de Iguaçu/PR
Prestigiaram ao evento realizado neste dia, além dos Irmãos membros dos quadros das 5 Lojas, as seguintes e autoridades maçônicas: Sob.’. Ir.’. JAIME ANTONIO GOMEZ CABRAL 33º, Grande Primaz do Supremo Conclave do Paraguai para o Rito Brasileiro de Maçons Livres Antigos e Aceitos; Pod.’. Ir.’. ARISTIDES RODRIGUES DO PRADO NETO, Secretário Estadual de Orientação Ritualística do GOB-PR , no ato representando o Eminente Ir.’. LUIZ MARIO LUCHETTA, Grão Mestre Estadual do GOB-PR; Ven.’. Ir.’. VALDIR FERREIRA, Coordenador Regional para a 13º Região do Paraná; o Pod.’. Ir ESTANISLAO FRANCO OLIVEIRA, Deputado Federal e o Ven.’. Ir.’. JOÃO BALDUINO HALBERT, Deputado Estadual, ambos pela ARLS 3 de Maio Nº 4323; Em.’. Ir.’. OSCAR WU 33º, Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para a Região da Delegacia Litúrgica do Rito Brasileiro para o Estado do Paraná, representando o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Supremo Conclave do Brasil e também, no simbolismo, exerce o cargo de Deputado Estadual pela ARLS Universitária Panamericana Nº 3324; ainda, os Veneráveis Mestres: Ir.’. MARCELO ANSBACH, da ARLS ACÁCIA DO IGUAÇU Nº 3886 e Ir.’. ESIO RASCH, da ARLS 3 DE MAIO Nº 4323, bem como os Irmãos das Lojas paraguaias, entre outros, que se fizeram representar através de de seus Mestres, Companheiros e Aprendizes.
Ao final da Sessão, os presentes se confraternizar em um restaurante, onde festivamente estreitaram os laços de fraternidade entre os Irmãos brasileiros e paraguaios.
Na foto acima, a abertura dos trabalhos da Sessão de Investidura do Grau 33; o Gr.’. Primaz Jaime Antonio Gomez Cabral 33º, o Gr.’. Orador, Em.’. Ir.’. Anibal Ayala 33º e o Gr.’. Secretário, Ser.’. Ir.’.
O Grande Regente, Ser.’. Ir.’. Marcos Aurélio Herreros Alvarenga 33º e o Gr.’. Guarda do Templo, Em.’. Ir.’. Oscar Manuel Chamorro Motta 33º
O Ser.’. Ir.’. Grande Chanceler, Rolando Eudoro Cáceres Savioni 33º
Os Irmãos que foram investidos na magna sessão do Grau 33 promovida pelo Supremo Conclave do Paraguai, comemorando o seu 5º Aniversário de Instalação, com destaque para o Ser.’. Ir.’. José Miguel Férnandez Zacur, investido no sumo grau filosófico do Rito Brasileiro nessa magna data
No dia seguinte, 02 de julho, as comemorações continuaram. Primeiramente foi realizada uma SESSÃO MAGNA DE INVESTIDURA DO GRAU 33, da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro, Comemorativa do 5º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO SUPREMO CONCLAVE DO PARAGUAI PARA O RITO BRASILEIRO, quando 5 (cinco) Preclaros Irmãos do Paraguai foram iniciados no Grau 33 – Servidor da Ordem, da Pátria e da Humanidade, com destaque para o Sereníssimo e Mui Respeitável Irmão JOSÉ MIGUEL FERNÁNDEZ ZACUR, Grão Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai.
Quando da Investidura dos novos Irmãos Grau 33, o Sereníssimo Irmão CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º teve a honra de ser convidado para revestir o Sereníssimo Irmão Grão Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai.
Os novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade já revestidos com suas alfaias e apresentando as suas Patentes do Grau 33 do Rito Brasileiro
Ao término da cerimônia, os Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade, brasileiros e paraguaios posaram para a posteridade
O Paraguai, melhor, a GRANDE LOJA SIMBÓLICA DO PARAGUAI, foi a primeira Potência Maçônica estrangeira, legal e legítima. a incorporar o Rito Brasileiro junto aos demais Ritos por ela já praticados.
Dentre todas as características Doutrinárias do Rito Brasileiro, nos Graus Superiores, destacamos aquela a qual o Rito Brasileiro se identifica com a Cultura do País que o adota, isto é, ela permite que a formação moral, social, cívica e humanística do Maçom do Rito Brasileiro esteja alinhada com os hábitos, costumes, história, legislação, educação e arte que formam o grane caldeirão cultural de cada país que pertença a Potência Maçônica estrangeira que o praticar. Esta doutrina é conhecida como a da Conciliação da Evolução com a Tradição, quer dizer, manter nos graus simbólicos a tradição dos seus ensinamentos, através da didática tradicional, por meio de símbolos, alegorias, lendas e mitos, mas nos Altos Graus, há uma nova didática, relacionada com a história, legislação, educação, filosofia, teologia, sociologia, ciência política, arte e antropologia, dentre outras abordagens, inerentes ao país que a Potência pertença, com intuito de formar um Maçom que seja conhecedor e interveniente nos grandes problemas que assolam a sua Pátria, bem como a sua Pátria estendida, que é a humanidade.
Ainda nesta ocasião, puderam ser agraciados com uma brilhante palestra com o tema a PAZ DEL CHACO, pelo Ser.’. Ir.’. DARIO 33º, que abordou sobre este importante evento histórico do país irmão Paraguai, festejado na mesmo data comemorativa da fundação do Supremo Conclave do Paraguai. Este acontecimento histórico paraguaio poderia ser estudado, por exemplo, no Grau 15 – Cavaleiro da Liberdade da hierarquia dos Altos Graus do Rito Brasileiro. (foto acima)
Ato contínuo, o Sereníssimo Ir.’. Grão Mestre, tomou assento no Altar do Primaz, porém, antes, foi agraciado com um “boton” pelo Soberano Ir.’. Jaime Gomez 33º, alusivo ao Supremo Conclave do Paraguai
No transcorrer da magna cerimônia, Irmãos Brasileiros do Grau 33 foram agraciados com um DIPLOMA DE RECONOCIMIENTO E GRATITUD, comemorativo do 5º Aniversário de Instalação do Supremo Conclave do Paraguai, entregue pelo Soberano Grande Primaz JAIME ANTONIO GOMEZ CABRAL 33º, sendo agraciados os seguintes Maçons brasileiros: Em.’. Ir.’. OSCAR WU 33º, Ven.’. Ir.’. JOÃO BALDUÍNO HALBERT, Ven.’. Mestre Ir.’. ESIO RASCH, Il.’. Ir.’. MAHATMA GANDHI SALEH, Pod.’. Ir.’. ARISTIDES PRADO, no ato, representando o Eminente Ir.’. LUIZ MÁRIO LUCHETTA, Grão Mestre Estadual do GOB-PR; o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO D. DOURADO 33º e o Em.’. Ir.’. ESTANISLAO FRANCO OLIVEIRA 33º. (Nas fotos acima, do alto para baixo)
Os seguintes Maçons paraguaios foram agraciados com o referido Diploma: os SSer.’. IIr.’. DARIO 33º, EZEQUIEL URBANO LOPES 33º, GUSTAVO SEGÓVIA 33º, MARCOS AURÉLIO HERREROS ALVARENGA 33º (Grande Regente), JUSTO PASTOR VERAS 33º, ROLANDO EUDORO CÁCERES SAVIONI, o Em.’. Ir.’. OSCAR MANUEL CHAMORRO MOTTA 33º. (Nas fotos acima, de cima para baixo)
O registro fotográfico de todos os homenageados
O Supremos Conclaves do Paraguai e Brasil, desde sua criação, mantém reconhecimento e acordos mútuos, e realizam encontros, tanto no Brasil como no Paraguai.
Quando do inicio da cerimônia de assinatura do “Tratado de Hermanamiento”, falaram sobre o ato os Veneráveis Mestres da Lojas Maçônicas 3 DE MAIO e UNIÓN PERFECTA, seguido das palavras do Ser.’. Ir.’. Grão Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai (fotos acima)
Aproveitando os momentos festivos do Rito Brasileiro, as Lojas Simbólicas: ARLS 3 DE MAIO Nº 4323, ao Oriente de Santa Terezinha de Itaipu e a ARLS UNIÓN PERFECTA Nº 121, ao Oriente de Ciudad del Este, depois de todos os requisitos cumpridos em ambas as Potências Maçônicas Simbólicas a qual pertencem, assinaram o TRATADO CULTURAL DE GEMINAÇÃO, também denominado pelos Irmãos paraguaios de HERMANAMIENTO. Este tratado está previsto pela legislação gobiana.
A assinatura deste documento consagrou a história de ambas a Lojas praticantes do Rito Brasileiro, incentivando constantes sessões conjuntas e a realização de diversas visitas, bem como o desenvolvimento de projetos de beneficência com a participação conjunta das Lojas irmanadas.
Assinatura do Tratado e do Certificado de Hermanamiento pelo Ven.’. Mestre da Loja 3 DE MAIO
Assinatura do Tratado e do respetivo Certificado de Hermanamiento, pelo Ven.’. Mestre da Loja Simbólica Unión Perfecta
Assinatura do Tratado e dos respectivos Certificados pelo Pod.’. Ir.’. Aristides Prado, no ato, representando o Grão Mestre Estadual do GOB-PR
Os Irmãos acima assinaram o Tratado e o “Certificado de Hermanamiento”, como testemunhas
Os Veneráveis com o Tratado e os respectivos Certificados
Fac-simile do Tratado assinado
Os Certificados assinados
O registro histórico dos participante da Cerimônia realizada
Á partir da esquerda, o Venerável Mestre Miguel López A. Zárate, o Pod.’. Ir.’. Aristides Prado, o Ser.’. Grão-Mestre José Fernando Zacur e o Ven.’. Mestre Ésio Luis Rasch
Firmaram o Tratado: o Ven.’. Mestre Ir.’. ESIO RASCH, da ARLS 3 DE MAIO Nº 4323; o Ven.’. Mestre MIGUEL LÓPEZ A. ZÁRATE, da Loja Maçônica UNIÓN PERFECTA Nº 121; o Sereníssimo MRI JOSÉ MIGUEL FERNANDEZ ZACUR, Grão Mestre da GRANDE LOJA SIMBÓLICA DO PARAGUAI; o Poderoso Ir.’. ARISTIDES PRADO, representando o Eminente Ir.’. LUIZ MÁRIO LUCHETTA, Grão Mestre do GOB-PR, e os ex Veneráveis de ambas as Lojas, como testemunhas.
Á partir da esquerda, o Pod.’. Ir.’. Aristides Prado, Secretário Estadual de Ritualística do GOB-PR e no ato representando o Em.’. Ir.’. Grão Mestre; o Ser.’. Ir.’. José Miguel Zácur, Grão Mestre da GLSP; o Pod.’. Ir.’. Estanislao Franco Oliveira, Deputado Federal da SAFL; e o Ilustre Ir.’. Mahatma Gandhi Saleh, MI
O Ser.’. Ir.’. José Miguel F. Zacur, Grão Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai, tendo à sua direita o Ser.’. Ir.’. Cesar Dourado 33º, Pres. do Superior Conselho de Cultura do Supremo Conclave do Brasil e à sua esquerda o Ser.’. Ir.’. Marcos Aurélio Herreros Alvarenga 33º, Gr.’. Regente do Supremo Conclave do Paraguai
A apresentação do Ir.’. Cesar Dourado, ao final dos eventos programados para o dia 02/07
Encerrando a manhã de eventos comemorativos do 5º ANIVERSÁRIO DE INSTALAÇÃO DO SUPREMO CONCLAVE DO PARAGUAI, o Ser.’. Ir.’. CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, brindou aos presentes com uma palestra acerca do tema: CARACTERÍSTICAS INALIENÁVEIS DO RITO BRASILEIRO, onde discorre e sobre os elementos doutrinários e ritualísticos que são característicos do Rito Brasileiro, que formam a sua identidade, alguns praticamente não abordados na literatura maçônica relacionada com o Rito Brasileiro.
Coroando o evento, todos os participantes e convidados se confraternizaram no Ágape realizado numa churrascaria, em Cidade do Leste/PY, com a brilhante participação de um excepcional conjunto de músicos e cantores paraguaios, que brindaram aos comensais com uma variedade de músicas .