I – PREÂMBULO
Meus Irmãos finalmente o dia tão esperado chegou! A nova sede do SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL foi inaugurada, e o Templo da Câmara de Grau 33, finalmente consagrado. O primoroso trabalho foi arquitetado e materializado pelo Sereníssimo Irmão Gr.’. Regente JULIANO COELHO BRAGA 33º, com aprovação e supervisão do Sob.’. Ir.’. Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33 e envolveu uma equipe numerosa de especialistas para poder em tempo hábil preparar as novas instalações, abrangendo pedreiros, eletricistas marceneiros, serviço de telefonia e informática, antiquário, e outros tantos que me fogem a memória.
O Ser.’. Ir.’. Gr.’. Regente Juliano Coelho Braga 33 e o Sob.’. Ir.’. Gr.’. Primaz Nei Inocencio dos Santos 33º
Enfim, chegou 11 de julho de 2022, e mais uma data foi incorporada a história do Rito Brasileiro, nos seus 54 (cinquenta e quatro) anos de existência, ao brindar aos queridos Irmãos praticantes do Rito Brasileiro, com uma sede condigna em todos os aspectos compatíveis com a dignidade do nosso Rito.
Contudo, a mudança não ficará restrita às novas instalações físicas, mas uma mudança de gestão, no sentido de torná-la mais dinâmica, e possibilitar atender os Altos Corpos com o menos retrabalho possível. A construção do banco de dados, uma ferramenta essencial para agilizar o trabalho da administração do Conclave, envolverá certamente os Delegados Litúrgicos e os Presidentes dos Altos Corpos, para abastecê-lo de informações essenciais para o gerenciamento e agilidade no atendimento das necessidades dos nossos clientes internos, você meu Irmão, praticante dos Altos Graus do Rito Brasileiro.
II – A SEDE
Feito esse importante introito, vamos falar sobre a nova sede, para exercitar a imaginação daqueles que não puderam visitá-la pessoalmente.
A nova sede ocupa o térreo do edifício, na Rua do Riachuelo, 239 – Salas 01 a 05, Bairro de Fátima, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro.
Visão externa da entrada do Supremo Conclave do Brasil
O hall de entrada
Defronte a porta de entrada a recepção/secretaria e ao fundo a Seção de Informática
No hall ainda, o primeiro Estandarte do Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Livres Antigos e Aceitos
Detalhe da Recepção
Ao entrar na sede, depara-se com um “hall” espaçoso, tendo a frente a Recepção/Secretaria.
Nas duas fotos acima, a visão do corredor no sentido hall ao Templo
Visão no sentido Templo – hall
Nas duas fotos acima dois dos quadros no corredor: o das Joias dos Altos Graus e o das Comendas do Rito
A Câmara de Grau 33º
Corredor de acesso aos Gabinetes do Grande Primaz e do Grande Regente
O Gabinete do Sob.’. Grande Primaz
À esquerda, dois corredores, o primeiro, dá ingresso ao Templo da Câmara de Grau 33, o outro, acessa os Gabinetes de trabalho do Grande Primaz e do Grande Regente.
À direita, primeiramente os bustos dos Irmãos: Almirante Veríssimo José da Costa (o Idealizador do Rito), Álvaro Palmeira (o Implantador e Reimplantador vitorioso do Rito) e Nei Inocencio dos Santos 33º (o Propagador do Rito) e também, acesso a um outro espaço e para o Templo Simbólico (ainda em fase de acabamento e de decoração).
Nas fotos acima, as instalações do Museu e da Biblioteca “Domício Moreira”
Ao lado da recepção/secretaria o Museu e Biblioteca do Supremo Conclave (Museu e Biblioteca “Domício Moreira”). A nova sede possui vários lavatório, inclusive destinado às cunhadas.
III – A SAGRAÇÃO DA CÂMARA DE GRAU 33
1. AUTORIDADES MAÇÔNICAS E DESTAQUES
Na sequência, o Ir.’. Carlos Henrique Bandeira dos Santos (GLMERJ), o Ser.’. Ir.’. José Ricardo Salgueiro de Castro (GLMERJ) e o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio ds Santos 33º (SCB)
Sentado, o Ir.’. Paulo Roberto (GLMERJ); de pé, os Irmãos Claudio Oliveira e Adilson Regis (SCB)
Na foto o Primaz com os Grão Mestres: José Ricardo Salgueiro de Castro (GLMERJ), Aildo Virgínio Carolino (GOB-RJ), Nei Inocencio dos Santos 33º (SCB) e Ulisses Barreto Teixeira (GLOMAP)
Ir.’. Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil
Os Irmãos aguardando o início da Sessão
Os Irmãos José Diaz, Eduardo Viana, Sérgio Gomes, Marcos Sá e Felipe de Souza Chaves
Compareceram prestigiando o magno evento as seguintes autoridades maçônicas das potências simbólicas: o Sereníssimo Irmão Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro – GLMERJ, JOSÉ RICARDO SALGUEIRO DE CASTRO, acompanhado do 1º Grande Vigilante, Ir.’. PAULO ROBERTO e do Ir.’. CARLOS HENRIQUE BANDEIRA DOS SANTOS, membro do Conselho Consultivo do Grão-Mestrado; Eminente Ir.’. AILDO VIRGÍNIO CAROLINO, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil-RJ, Sereníssimo Irmão Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Amapá (GLOMAP), ULISSES BARRETO TEIXEIRA; Ir.’. RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO, Grão Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil; e o Ir.’. CARLOS ALBERTO MARQUES RIBEIRO, representando o Grão-Mestre Estadual EUCLIDES SAMPAIO FRÓES, do Grande Oriente do Brasil-RO (Ato 017/GBGM/GOB-RO/2022).
O Primaz apresentando a Câmara de Grau 33 ao Em.’. Ir.’. Aildo Carolino
Dos Altos Graus do Rito Brasileiro destacamos as seguintes autoridades:
À partir da esquerda os Sereníssimos Membros Efetivos: Eduardo P. Viana 33º, Eliezer Fernandes Tunala 33º, Guilherme Cavalcanti de Andrade Neves 33º, Cezar Fellini Lazzarotto 33º, Manssur Assafim 33º, Paulo Sérgio Ferreira de Souza 33º e Firmino Gustavo Gameleira 33º
À partir da esquerda os Sereníssimos Irmãos Membros Efetivos: Eliezer Fernandes Tunala 33º, Guilherme Cavalcanti de Andrade Neves 33º, Cezar Fellini Lazzarotto 33º, Manssur Assafim 33º, Paulo Sérgio Ferreira de Souza 33º, Firmino Gustavo Gameleira 33º e Uara Pereira Gomes 33º; o Pod Ir.’. Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho e Grão-Mestre Geral Honorário do GOB; os SSer.’. IIr.’. Membros Efetivos José Teruo Mizuno 33º e Cesar Roberto Daniel Dourado 33º
No mesmo sentido: o Ser.’. Ir.’. Uara Pereira Gomes 33º; o Pod.’. Ir.’. Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho, Deputado Federal da SAFL, Presidente Honorário da SAFL e Grão-Mestre Geral Honorário do GOB; os SSer.’. IIr.’. Membros Efetivos José Teruo Mizuno 33º, Cesar Roberto Daniel Dourado 33º, Cezar Fellini Lazzarotto 33º, Juliano Coelho Braga 33º e Vinícius Rezende Marinho 33º
Membros Efetivos: Os Sereníssimos Irmãos CESAR ROBERTO DANIEL DOURADO 33º, JOSÉ JOÃO MACHADO 33º, FIRMINO GUSTAVO GAMELEIRA 33º, JOSÉ LUIZ BRANDÃO PAIVA 33º, JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, ÂNGELO TEIXEIRA MARTINS JUNIOR 33º, ELIEZER FERNANDES TUNALA 33º, GUILHERME CAVALCANTI DE ANDRADE NEVES 33º, CEZAR FELLINI LAZZAROTTO 33º, VINÍCIUS REZENDE MARINHO 33º, UARA PEREIRA GOMES 33º, EVANDRO BANDEIRA LECEY 33º, PAULO SÉRGIO FERREIRA DE SOUZA 33º e EDUARDO PEREIRA VIANA 33º.
Delegados Litúrgicos: Os Eminentes Irmãos ALISSON FRANTZ 33º (4ª Região Paraná), EUCLESIO RIBEIRO DA SILVA 33º (Espírito Santo), JÚLIO CESAR DA COSTA 33º ( 1ª, 4ª, 5ª e 7ª Regiões de Minas Gerais), JOSÉ ANTONIO DE FREITAS 33º (6ª Região Minas Gerais), SÉRGIO LOPES GOMES 33º (1ª Região Rio de Janeiro), FELIPE EDUARDO PORTELA DE PAULA 33º (2ª Região do Rio de Janeiro), JOSÉ MANUEL DOCAMPO DIAZ 33º (5ª Região Rio de Janeiro), CÍCERO PAULINO DA SILVA NOGUEIRA 33º (9ª Região Rio de Janeiro), PAULO SÉRGIO CARVALHO DE ATAÍDE 33º (10ª Região Rio de Janeiro), WOLDINEI DUARTE NEVES 33º ( 13ª Região do Rio de Janeiro), JOSÉ JOAQUIM DE SOUZA 33º (14ª Região do Rio de Janeiro)
Ainda, as presenças dos Eminentes Irmãos Assessores do Primaz: VANDIR ENCARNAÇÃO DOS SANTOS 33º, ADILSON DA CRUZ RÉGIS 33º e CLAUDIO DE OLIVEIRA SOUZA 33º
Destacamos também as presenças do Eminente Ir.’. ANTÔNIO BENEDICTO FRANCISCHINELLI 33º, oriundo ao Clima de São Paulo (SP) e do Eminente Ir.’. EMANUEL JOSÉ PIMENTEL BENTES MONTEIRO 33º, oriundo ao Clima de Macapá (AP).
Finalmente, anunciamos as presenças de Presidentes de Altos Corpos do Rito Brasileiro, Eminentes Irmãos PASCOAL ARGENTI SOBRINHO 33º, Aterzata do Il.’. Subl.’. Capítulo NELSON NUNES Nº 110; MARCOS SÁ 33º, do Il.’. Subl.’. Capítulo TIRADENTES Nº 001; e FERNANDO GOMES DE SOUZA 33º, do Poderoso Grande Conselho de Kadosch Filosófico AYRTON SENNA Nº 134 e dos demais Eminentes Irmãos Grau 33 do Rito, bem como Irmãos praticantes dos Graus Simbólicos do Rito Brasileiro, cunhadas e convidados
2. A CERIMÔNIA DE SAGRAÇÃO DA CÂMARA DE GRAU 33
Os Grão-Mestres e demais autoridades prontos para o início da Sessão
Inicialmente, foi concedido o ingresso dos Membros Efetivos do Rito Brasileiro, paramentados, e aos demais Irmãos, sem paramentos; em seguida, ingressaram o Primaz e o Grande Regente acompanhados dos Grão-Mestres e respectivas comitivas.
Gr.’. Regente – Ser.’. Ir.’. Juliano Coelho Braga 33º
Gr.’. M.’. Cerimônias – Ser.’. Ir.’. Vinícius Rezende Marinho 33º
Prosseguindo o Gr.’. M.’. de Cerimônias, Sereníssimo Irmão VINÍCIUS REZENDE MARINHO 33º, organizou o cortejo da Comissão de Sagração constituído pelos seguintes membros: primeiramente os Irmãos que carregavam os elementos simbólicos para serem depositados no interior da Câmara: o Ser.’. Ir.’. ÂNGELO TEIXEIRA MARTINS FILHO 33º, o Óleo Precioso; o Em.’. Ir.’. PASCOAL ARGENTI FILHO 33º, o Livro da Lei; o Ser.’. Ir.’. CEZAR FELLINI LAZZAROTTO 33º, o Fogo que nunca se Apaga; e o Em.’. Ir.’. ALISSON FRANTZ 33º, o Estandarte do Supremo Conclave. Atrás, posicionados de dois a dois os Sereníssimos Irmãos ÈLIEZER FERNANDES TUNALA, Gr.’. Tesoureiro; JOSÉ LUIZ BRANDÃO PAIVA 33º, Gr.’. Chanceler; GUILHERME CAVALCANTI DE ANDRADE NEVES 33º, Gr.’. Orador e JOÃO JOSÉ MACHADO 33º, Gr.’. Secretário.
O ingresso da Comissão de Sagração conduzida pelo Gr.’. M.’. de Cerimônias foi autorizado pelo Gr.’. Guarda do Templo, Ser.’. Ir.’. EDUARDO PEREIRA VIANNA 33º.
As Dignidades a medida que ingressavam na Câmara de Grau 33, assumiram diretamente os seus cargos; os Irmãos portando os elementos simbólicos, parados, em fila dupla, imediatamente defronte do Altar do Grande Regente, quando ordenado pelo Grande Primaz, Presidente da Comissão, depuseram-nos em seus devidos locais: Altar dos Juramentos e Altar do Grande Primaz e na parede de fundo do Santuário.
O Altar do Primaz: à partir da esquerda o Ser.’. Ir.’. José Ricardo Salgueiro de Castro (GLMERJ), o Em.’. Ir.’. Aildo Virgínio Carolino (GOB-RJ), o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º (SCB), o Ser.’. Ir.’. Ulisses Barreto Teixeira (GLOMAP), o Pod Ir.’. Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho (SAFL e GMG-GOB Honorário)
Na primeira fila, à partir da esquerda, o Ser.’. Ir.’. Cezar Fellini Lazzarotto 33º; o Delegado Litúrgico do Estado do Espírito Santo, Em.’. Ir.’. Euclésio Ribeiro da Silva 33º; Em.’. Ir.’ Emanuel José Pimentel Bentes Monteiro, ao Clima de Macapá/AP; o Delegado Litúrgico da 14ª Delegacia do Estado do Rio de Janeiro, José Joaquim de Souza 33º; o Aterzata do Il.’. Subl.’. Cap.’. Nelson Nunes nº 110; o Ser.’. Ir.’. Ângelo Teixeira Martins Junior 33º e o Delegado Litúrgico da 4ª Delegacia do Estado do Paraná, Em.’. Ir.’. Alisson Frantz 33º e à direita o Ser.’. Ir.’. Gr.’. Regente, Juliano Coelho Braga 33º
À direita da foto, o Ser.’. Ir.’. Vinicius Rezende Marinho 33º, tendo à sua direita o Em.’. Ir.’. Carlos Alberto Marques Ribeiro 33º, representando o Grão Mestre Estadual do GOB-RO
Na foto acima, à partir da esquerda, o Em.’. Ir.’. Vandir Encarnação dos Santos 33º, Assessor do Primaz, tendo ao seu lado o Ser.’. Ir.’. Cesar R. D. Dourado 33º, Pres. do Sup. Conselho de Cultura do SCB; na sequência o Em.’. Ir.’. Moacir José dos Reis 33º, Presidente do Pod.’. Gr.’. Cons.’. Kadosch Filosófico Regeneração º 111, ao Clima de Goiânia/GO
Em primeiro plano, o Em.’. Ir.’. Moacir José dos Reis 33º (GO) e ao seu lado o Em.’. Ir.’. Carlos Alberto Marques Ribeiro 33º (RO)
Em primeiro plano, à esquerda, o Ser.’. Ir.’. Cezar Fellini Lazzarotto 33º, o Em.’. Ir.’. Euclésio Ribeiro 33º (ES); atrás o Em.’. Ir.’. Jorge Carneiro 33º; na última fila, no mesmo sentido, o Ser.’. Ir.’. José Luiz Brandão Paiva 33º (Gr.’. Chanceler), o Em.’. Ir.’. Marcos Sá 33º, Aterzata do Il.’. Subl.’. Cap.’. Tiradentes nº 001 e o Em.’. Ir.’. Alexandre 33º
O Delegado Litúrgico do Estado do Espírito Santo, Em.’. Ir.’. Euclésio Ribeiro da Silva 33º; Em.’. Ir.’ Emanuel José Pimentel Bentes Monteiro, ao Clima de Macapá/AP; o Delegado Litúrgico da 14ª Delegacia do Estado do Rio de Janeiro, José Joaquim de Souza 33º; o Aterzata do Il.’. Subl.’. Cap.’. Nelson Nunes nº 110; o Ser.’. Ir.’. Ângelo Teixeira Martins Junior 33º
Em primeiro plano o Delegado Liturgico da 5ª Delegacia do Estado do Rio de Janeiro Manuel Docampo Diáz 33º; atrás, os SSer.’. II.’. Paulo Sérgio Ferreira de Souza 33º e Manssur Asssafim 33; e o Sapientíssimo Irmão Antônio Benedicto Francischinelli 33º
Ser.’. Ir.’. Evandro Bandeira Lecey (RS)
Em primeiro plano, o Sapientíssimo Ir.’. Delegado Litúrgico da 1ª, 4ª, 5ª e 7ª Delegacias do Estado de Minas Gerais, Júlio Cesar da Costa 33, que nos Graus Simbólicos é o Secretário Geral de Ritualística do GOB Adjunto para o Rito Brasileiro e o Delegado Litúrgico da 6ª Delegacia do Estado de Minas Gerais, Em.’. Ir.’. José Antônio de Freitas 33º; atrás, na sequência, à partir da esquerda, o Delegado Litúrgico da Delegacia do Estado do Rio de Janeiro, o Em.’. Ir.’., Woldiney Duarte Neves 33; o Delegado Litúrgico da 9ª Delegacia do Estado do Rio de Janeiro, Em.’. Ir.’. Cícero Paulino Nogueira 33º, o Ser.’. Ir.’. José João Machado 33º (Gr.’. Secretário) e o Em.’. Ir.’. Marcos Sá 33º, já nominado
Na foto acima, destacamos, à partir da direita, o Ir.’. Paulo Roberto, 1º Gr.’. Vigilante da GLMERJ; o Ir.’. Carlos Henrique Bandeira dos Santos, membro do Conselho Consultivo do Grão Mestrado da GLMERJ e o Ser.’. Ir.’. Uara Pereira Gomes 33º
Visão Geral da Câmara de Grau 33, quando da Cerimônia de Sagração do Templo
Em primeiro plano, o Em.’. Ir.’. Fernando Gomes de Souza 33º, Presidente do Pod.’. Gr.’. Cons.’. de Kadosch Filosófico Ayrton Senna Nº 134, atrás, à partir da esquerda o Em.’. Ir.’. André Bizarria Talicosk (Gr.’. Mestre de harmonia e o Em.’. Ir.’. Felipe Eduardo Portela de Paulo, Delegado Litúrgico da 2ª Delegacia do Rio de Janeiro
Aberta a Sessão com o acendimento da Gr.’. Cruz e realizada a cerimônia de sagração pelo Sob.’. Gr.’. Primaz, todos os Eminentes Irmãos Grau 33, sem estarem revestidos com seus paramentos, à eles foi solicitado que se revestissem deles e, em seguida, foi concedida a Palavra nas Colunas e no Santuário.
Ato contínuo, a sessão foi suspensa e dada a entrada dos Irmãos com demais Graus, das cunhadas e sobrinhos e dos convidados Maçons e não Maçons, tendo a frente a Cunhada IVA VALENTE PEREIRA DOS SANTOS, esposa do Gr.’. Primaz.
3 – SESSÃO PÚBLICA
À direita, a cunhada Iva Valente Pereira dos Santos
Na foto acima, à partir da direita o Sr.’. Bodart, o Sr.’. Nilton Inocencio de Sá Freire, irmão carnal do Primaz, e a cunhada Raissa S. Ferreira Dias, esposa do Ir.’. Renan Mourão, tendo ao colo a filha do casal Alice Dias Mourão
Quando do ingresso das cunhadas, Irmãos dos demais Graus e Convidados, destacamos o comparecimento dos familiares do Sob.’. Gr.’. Primaz: a sua esposa, a cunhada IVA VALENTE PEREIRA DOS SANTOS acompanhada da cunhada VERA MARIA DE LIMA ASSAFIM, esposa do Ser.’. Ir.’. MANSUR ASSAFIM 33º; seu irmão carnal NILTON INOCENCIO DE SÁ FREIRE e dos familiares do Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º: sua mãe, a Sra. ; sua esposa PRISCILA IGNÁCIA DA ROCHA; suas filhas EDUARDA IGNÁCIA COELHO E LAURA VIANNA COELHO e seu filho LUIZ FELIPE IGNÁCIO DE SOUZA 33º, bem como de seus irmãos carnais.
3.1 – ASSINATURA DO TRATADO DE AMIZADE E ALIANÇA
As palavras do Ser.’. Ir.’. Ulisses Barreto Teixeira, que antecederam à assinatura do Tratado de Amizade e Aliança Fraternal firmado entre a Grande Loja Maçônica do Amapá e o Supremo Conclave do Brasil
Nas fotos acima o momento da assinatura do Tratado, pelo Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º, Gr.’. Primaz do Supremo Conclave do Brasil; pelo Ser.’. Ir.’. Guilherme Cavalcante de Andrade Neves, Gr.’. Secretário de Relações Exteriores e, finalmente pelo Ser.’. Ir.’. Ulisses Barreto Teixeira, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Amapá
Foi concedida a palavra ao Sereníssimo Irmão ULISSES BARRETO TEIXEIRA, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Amapá (GLOMAP) que discorreu sobre as tratativas iniciais que culminaram com a presente assinatura do TRATADO DE AMIZADE E ALIANÇA FRATERNAL firmado entre o SUPREMO CONCLAVE DO BRASIL e a GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO AMAPA. O Ser.’. Grão Mestre, brincando, só lamentou não ter sido a primeira Grande Loja a ter assinado o referido Tratado, no que o Ser.’. Ir.’. Grande Regente, JULIANO COELHO BRAGA 33º, arrematou, dizendo que “a GLOMAP foi a primeira Grande Loja a assinar o tratado, inaugurando a nova sede do Supremo Conclave”.
3.2 – A PALAVRA DAS AUTORIDADES
No transcurso da sessão a Palavra Acerca do Ato foi concedida às Autoridades, quando se manifestaram o Eminente Ir.’. AILDO VIRGÍNIO CAROLINO, Grão Mestre do GOB-RJ, o Ser.’. Ir.’. JOSÉ RICARDO SALGUEIRO DE CASTRO, Grão Mestre da GLMERJ;e o Ir.’. RICARDO MACIEL MONTEIRO DE CARVALHO, Grão Mestre Honorário do GOB, que trouxeram suas boas vindas e palavras de elogio e incentivo, pela empreitada tão esperada, a conquista de uma nova sede pelo Supremo Conclave do Brasil, parabenizando aos dedicados Irmãos que se empenharam na sua materialização, nas pessoas do Sob.’. Ir.’. Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º e do seu Grande Regente, Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º.
O Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, Ser.’. Ir.’. JOSÉ RICARDO SALGUEIRO DE CASTRO, no decorrer da sua fala sugeriu a a abertura de tratativas para a formulação de semelhante Tratado, firmado entre sua Potência Simbólica com o Supremo Conclave do Brasil, o que deixou os presentes bastante animados.
No ensejo foram apresentado o novo colaborador e a nova colaboradora contratados pelo Supremo Conclave do Brasil:
3.3 – HOMENAGENS
O Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º, na sua fala, discorreu sobre o ato, quando abordou sobre as dificuldades superadas para chegar a este tão esperado momento, a inauguração da nova sede. Ele ainda anunciou, que seria prestada uma homenagem ao Sob.’. Grande Primaz NEI INOCENCIO DOS SANTOS PELOS SEUS 57 ANOS CONTÍNUOS DE VIDA MAÇÔNICA, com a projeção de alguns depoimentos de Autoridades maçônicas, Irmãos e familiares. Em seguida, foram projetados as falas sobre o homenageado, do Ser.’. Ir.’. CESAR R. D. DOURADO 33º, do Em.’. Ir.’. AILDO VIRGÍNIO CAROLINO, do Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º, do Em.’. Ir.’. OTACILIO BAPTISTA DE ALMEIDA FILHO (Grão-Mestre do GOB-PB); dos familiares do homenageado: do seu Irmão carnal NILTON INOCENCIO DE SÀ FREIRE, das suas irmãs, as Sras. NEIR INNOCÊNCIO DA SILVA e NEREA INNOCÊNCIO LEIBOVISCH, e encerrando com o carinhoso pronunciamento da sua esposa, a cunhada IVA VALENTE PEREIRA DOS SANTOS, o que deixou o homenageado profundamente sensibilizado, bastante emocionado, e culminou com um carinhoso beijo da sua esposa, levada ao Altar do Primaz para selar a sua manifestação de amor e carinho.
O Primaz ainda emocionado discorreu sobre a importância do evento, destacou o papel do Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º, na elaboração dos trabalhos de arquitetura e decoração da nova sede, falou de como se deu a adoção do novo espaço, destacando o papel de Sob.’. Ir.’. MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES para a conclusão das tratativas legais e administrativas e deu por encerrada a sessão, no seu tradicional estilo: de forma seca e instantânea, com um simples golpe de malhete.
Prosseguindo as homenagens, inicialmente foi descerrada uma placa alusiva com toda administração do Soberano Supremo Conclave, inclusive com a nominata dos Delegados Litúrgicos, inclusive materializando que a nova sede teve passou a ser denominada SEDE ADMINISTRATIVA NEI INOCENCIO DOS SANTOS.
O busto do Almirante Veríssimo José da Costa foi descerrado pelo Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio 33º
O busto de Álvaro Palmeira foi descerrado pelos Grãos Mestres e…
O busto de Nei Inocencio dos Santos 33º, foi descerrado pela sua esposa a cunhada Iva Valente dos Santos 33º
Os bustos postados no hall de entrada da sede inaugurada
Depois foram descerrados os véus dos bustos das imortais personalidades históricas do Rito Brasileiro: o Almirante VERÍSSIMO JOSÉ DA COSTA – O IDEALIZADOR (1914); Professor ÁLVARO PALMEIRA (1940 e 1968) – O IMPLANTADOR E REIMPLANTADOR VITORIOSO DO RITO BRASILEIRO e NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º – O GRANDE PROPAGADOR DO RITO BRASILEIRO.
4 – COQUETEL
A cunhada Priscila Ignácia da Rocha (3ª à partir da esquerda), ao seu lado a cunhada Raissa S. Ferreira Dias; na extremidade direita, o Em.’. Ir.’. Jorge Carneiro
Encerrada as cerimônias de Sagração da Câmara de Grau 33 e da Assinatura do Tratado, bem como concluídas as homenagens programadas, foi servido aos Irmãos e convidados que prestigiaram a histórica data, um coquetel na área do Museu e Biblioteca do Conclave, com um farto buffet para deleite dos participantes.
O Em.’. Ir.’. Emanuel Monteiro 33º (RO), o Ser.’. Ir.’. Juliano Braga 33º, o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio 33º, o Ser.’. Ir.’. José Teruo Mizuno 33º e o Ser.’. Guilherme Cavalcanti Neves 33º ouvindo as observações proferidas pelo Ser.’. Ir.’. Ulisses Teixeira acerca da magna noite
No ensejo, ofertou ao Primaz a maior comenda da GLOMAP para ser exposta no Museu do Conclave
Em seguida, presenteou o Primaz com um botom da GLOMAP
A última foto da noite reunindo os EEm.’. IIr.’. Carlos Alberto 33º (RO) e Emanuel Monteiro 33º (RO), os SSer.’. IIr.’. Cesar Dourado 33º e Juliano Braga 33º; o Sob.’. Gr.’. Primaz Nei Inocencio 33º, os SSer.’. IIr.’. Teruo Mizuno 33º, Guilherme Cavalcanti 33º e Cezar Lazzarotto 33º, e o Em.’. Ir.’. Alisson Frantz 33º (PR)
No gabinete do Primaz, o Ser.’. Ir.’. ULISSES BARRETO TEIXEIRA, Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Amapá, fez a entrega ao Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, para ser exposta no Museu do Conclave, a maior comenda daquela potência, bem como, apôs na lapela do terno dele, um bóton com o escudo daquela Grande Loja.