Meus queridos Irmãos, a Delegacia Litúrgica do Supremo Conclave do Brasil para o Estado de Pernambuco, com sede na Região Metropolitana de Recife, ao Clima de Vitória de Santo Antão, e funciona administrativamente em dependência da tradicional centenária Loja Maçônica pernambucana SEGREDO E VERDADE Nº 851, fundada em 05 de agosto de 1906, portanto, com 116 Anos de vida maçônica, Loja Mãe do nosso Eminente Irmão Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Estado de Pernambuco EDUARDO FLÁVIO DE MENEZES 33º, recepcionou, no dia 05 de julho de 2022, com muita alegria o Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º, Gr.’. Primaz do Supremo Conclave do Brasil, em sua primeira visita àquela Delegacia Litúrgica, acompanhado de sua comitiva, constituída pelos Sereníssimos Irmãos JULIANO COELHO BRAGA 33º, seu Grande Regente e JOSÉ TERUO MIZUNO 33º, Gr.’. Secretário de Relações Interiores do Supremo Conclave do Brasil.
Delegado Litúrgico de Pernambuco Em.’. Ir.’. Eduardo Flávio de Menezes 33º, o Em.’. Ir.’. José Fernando Pereira da Silva e o Sob.’. Ir.’. Nei Inocencio dos Santos 33º
O Altar do Primaz ornado, à sua direita, com o Em.’. Ir.’. José Fernando Pereira da Silva, e à sua esquerda, com o Em.’. Ir.’. Eduardo Flávio de Menezes 33º
Presentes, prestigiando honrosa visita, o Eminente Irmão JOSÉ FERNANDO PEREIRA DA SILVA, Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil no Estado de Pernambuco (GOB-PE), acompanhado do seu Adjunto, o Poderoso Ir.’. VANDENIR ALBUQUERQUE DA SILVA, que nessa magna noite teve o seu Grau 33 do REAA reconhecido e recepcionado nos Altos Graus do Rito Brasileiro.
Detalhe do Templo da Loja Segredo e Verdade Nº 851 (REAA)
Nas fotos acima detalhes de algumas instalações da Loja
A Delegacia Litúrgica de Pernambuco tem sob sua jurisdição o Ilustre e Sublime Capítulo LUIZ SOARES LIMA Nº 99, presidido pelo Ir.’. Aterzata ADEMIR DE SÁ LEITÃO., ao Oriente de Vitória de Santo Antão, que também desenvolve os seus trabalhos na centenária Loja Maçônica SEGREDO E VERDADE Nº 851.
O objeto da visita foi a realização da SESSÃO MAGNA DE REGULARIZAÇÃO (RECONHECIMENTO E RECEPÇÃO) NO RITO BRASILEIRO DO GRAU 33 de 3 (TRÊS) IRMÃOS GRAU 33 DO REAA E 1 (HUM) IRMÃO GRAU 33 DO RITO ADONHIRAMITA: ADEMIR FERREIRA DE SÁ LEITÃO 33º (REAA), CARLOS ALBERTO BERRIEL PESSANHA (Adonhiramita), UBIRAJARA JOAQUIM CARNEIRO DA CUNHA JUNIOR (REAA) E VANDENIR ALBUQUERQUE SILVA (REAA).
Formaram a Gr.’. Cr.’. da Câmara de Grau 33, na abertura dos trabalhos:
Gr.’. Primaz – Sob.’. Ir.’. NEI INOCENCIO DOS SANTOS 33º
Gr.’. Regente – Ser.’. Ir.’. JULIANO COELHO BRAGA 33º
Gr.’. Orador – Em.’. Ir.’. EDUARDO FLÁVIO DE MENEZES 33º
Gr.’. Secretário – Ser.’. Ir.’. JOSÉ TERUO MIZUNO 33º
A Câmara de Grau 33 constituída
Ingresso dos Irmãos à serem regularizados, no interior da Câmara do Grau 33, após a sua abertura
Após os Irmãos terem passado pela Cerimônia de Regularização do Grau 33 no Rito Brasileiro, eles foram conduzidos perante o Primaz que solicitou aos padrinhos que os revestissem com os paramentos do Grau 33 do Rito Brasileiro.
As fotos acimam registram o momento que os novos Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade são revestidos com seus Paramentos deste sumo Grau dos Altos Graus do Rito Brasileiro. Na última foto, entre o Primaz e o Grão-Mestre do GOB-PE, nesse sentido, os Servidores da Ordem, da Pátria e da Humanidade: Ubirajara Joaquim Carneiro da Cunha Junior 33º, Carlos Alberto Berriel 33º, Ademir Ferreira de Sá Leitão 33º e Vandenir Albuquerque Silva 33º
Após o encerramento da magna sessão, o Eminente Ir.’. EDUARDO FLÁVIO DE MENEZES 33º, prestou homenagem da Delegacia Litúrgica do Supremo Conclave do Brasil para o Estado de Pernambuco, àqueles que de alguma forma colaboraram para o progresso do Rito Brasileiro no Estado de Pernambuco, inclusive apoiando a Delegacia em suas necessidades.
Foram agraciados com um DIPLOMA DE RECONHECIMENTO MAÇÔNICO da DELEGACIA LITÚRGICA DO RITO BRASILEIRO DE PERNAMBUCO os seguintes homenageados:
O Diploma alusivo à Loja, foi recebido pelo seu Venerável Mestre, Ir.’. José Heleno
Os demais Diplomas de Reconhecimento, abaixo relacionados, serão entregues oportunamente aos seus homenageados:
Quadro acima quando da fundação da Delegacia de Pernambuco e do Il.’. Subl.’. Cap. Luiz Soares Lima 33º, pelo então Delegado Litúrgico do RB na Paraíba, que passou a acumular a nova função, Em.’. Ir.’. Otacílio Batista de Almeida Filho 33
Quando da Palavra sobre o Ato, as autoridades maçônicas que se manifestaram elogiaram o trabalho desenvolvido pela Delegacia Litúrgica pernambucana e o Delegado quando da sua fala lembrou a história da Delegacia, que nos seus primórdios teve origem no trabalho do Em.’. Ir.’. OTACÍLIO BATISTA DE ALMEIDA FILHO 33º que no exercício de Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Estado da Paraíba, passou a acumular as funções de Delegado Litúrgico do Rito Brasileiro para o Estado da Pernambuco e fundou o Il.’. Subl.’. Cap.’. LUIZ SOARES LIMA Nº 99.
O Primaz Nei Inocencio 33º com os Eminentes Irmãos Ademir Ferreira de Sá Leitão 33º (dir.’.) e Eduardo Flávio de Menezes 33º (esq.’.)
Na foto acima, à partir da esquerda, o Em.’. Ir.’. Eduardo Flávio de Menezes 33º, o Em.’. Ir.’. Ubirajara Joaquim Carneiro da Cunha Junior 33º, o Em.’. Ir.’. José Fernando Pereira da Silva, o Sob.’. Ir.’ Nei Inocencio dos Santos 33º, o Em.’. Ir.’. Vandenir Albuquerque da Silva 33º, e o Ser.’. Ir.’. Juliano Coelho Braga 33º
O Em.’. Ir.’. Eduardo Flávio de Menezes 33º e o Em.’. Ir.’. Ademir Sá Leitão 33º
As imagens finais dos Irmãos que participaram e prestigiaram o magno evento da noite de 05 de julho de 2022
Encerrada as homenagens, o Em.’. Ir.’. Delegado Litúrgico, brindou aos Irmãos que prestigiaram o magno evento com um Ágape, realizado no Salão de Banquetes da Loja.